• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada em Brasília

02 de maio de 2019

A Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais foi lançada no dia 24 de abril, no Congresso Nacional em Brasília (DF).  A Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN esteve presente, juntamente com diversos reitores de universidades federais.

A intenção da Frente, que tem uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabra (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA),  é atuar na defesa da autonomia universitária, além de unir forças entre o parlamento e as instituições de ensino para debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. Suprapartidário, o grupo já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores, e deve receber ainda mais adesões.

“Foi debatida a importância das universidades e feita a crítica aos cortes de orçamento realizados pelo governo federal. Foi ressaltada a necessidade de um ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Foi uma atividade bastante proveitosa”, afirmou o professor Sebastião Santos, que esteve presente no ato representando a CNM/ANDES-SN.

Ação #cienciaocupabrasilia nos dias 8 e 9 de maio

Nos dias 8 e 9 de maio, também na capital federal, deverá ser realizada a ação #cienciaocupabrasilia, que  pretende mobilizar toda a comunidade científica em torno da defesa da C&T. A iniciativa é das entidades científicas e acadêmicas, capitaneadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, após o anúncio de corte de 43% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  e seus efeitos no setor.

Historicamente, o ANDES-SN defende a Educação, Ciência e Tecnologia públicas e denuncia os sucessivos cortes nos orçamentos dessas políticas sociais. Entre outras ações, o Sindicato Nacional intensificou a luta pelas revogações da EC 95/16 e da Lei 13.243/16, do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essas medidas reduziram os investimentos primários do governo e precarizaram o trabalho de docentes e pesquisadores nas Universidades e Centros de Pesquisa públicos do país. O Sindicato Nacional também está engajado na convocação da atividade dos dias 8 e 9, que deverá contar com a participação de representantes das seções sindicais de todo país.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: