• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Docentes se mobilizam em todo país contra a Reforma da Previdência

ato2203_sul21

Foto: Guilherme Santos/Sul21

Em várias cidades do país, trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas nesta sexta-feira (22) contra o ataque às aposentadorias e à previdência. A data marca o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, convocado de forma unitária pelas centrais sindicais brasileiras. Docentes de diversas universidades federais, estaduais, municipais e dos Institutos federais e Cefets participaram da mobilização.

Na UFRGS, a mobilização começou com painel no Auditório da Faculdade de Educação, intitulado “Mulher, Trabalho e Previdência – os reflexos da Reforma da Previdência na vida das Mulheres”, promovido pela Assufrgs. O painel contou com a participação da economista Lúcia Garcia, do DIEESE, da doutoranda em Desenvolvimento Econômico da Unicamp Juliane Furno e do advogado trabalhista Guilherme Pacheco Monteiro, da CSPM Advogados, além da coordenadora-geral da Assufrgs, Berna Menezes.

Depois do evento, docentes, técnicos e estudantes da UFRGS e do IFRS partiram rumo ao Centro de Porto Alegre, onde milhares de pessoas se reuniram na Esquina Democrática, atendendo ao chamado das centrais sindicais. Sob o tema “Não Passará”, os participantes realizaram uma grande passeata pela Av. Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares. No ato, as falas da centrais sindicais reforçaram a necessidade de construção de uma Greve Geral para barrar a reforma.

Em Santa Maria, o protesto foi organizado pela Frente Única de Trabalhadoras e Trabalhadores (FUTT), da qual a Sedufsm faz parte. Concentradas desde as 17h na Praça Saldanha Marinho, centenas de pessoas percorreram as ruas centrais da cidade com palavras de ordem contra a proposta do governo federal. Com a mesma pauta da contrariedade à Reforma da Previdência, essa sexta também foi dia de paralisação docente na UFSM – conforme decisão de assembleia geral da categoria – assim como dos técnicos-administrativos em educação.

Para a CSP-Conlutas, esse dia de luta foi um forte passo no acúmulo da mobilização unitária para a preparação de um dia de Greve Geral – um dia em que se pare o setor produtivo, a circulação de mercadorias, bancos e estradas do país.

FCB28562-AACA-48E8-8CCC-5EB74BB76150

 

ANDES-SN participa de audiência no Senado sobre Previdência

Na última terça-feira (19), o ANDES-SN esteve no Senado Federal para participar de audiência pública sobre Previdência e Trabalho, organizada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.  Além do Sindicato Nacional, estiveram presentes Fasubra, Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das IFES (Atens), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), entre outras instituições de educação.

Com plenário lotado, todas as falas convergiram quanto à necessidade de combater a Reforma. “Foram destacados os aspectos nocivos da contrarreforma para os docentes e demais trabalhadores da educação, da educação básica à superior”, conta Raquel Dias Araújo, 1ª tesoureira do ANDES-SN, que representou a entidade.

A audiência pública ocorreu após importantes reuniões do Sindicato Nacional no final de semana, seguindo as deliberações do 38º Congresso do ANDES-SN. “As discussões indicam que, para derrotar essa contrarreforma, é necessária a mais ampla unidade de ação. Isso significa que temos que atuar em todas as frentes, como Fonasefe, a Frente Parlamentar Mista, etc. A unidade deve ser com os partidos de oposição, com as entidades sindicais e os mais amplos setores da sociedade que estão contra a PEC 6/19”, finaliza Raquel.

Assista aqui a íntegra da audiência pública.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: