• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

ANDES-SN orienta docentes sobre adesão ao Funpresp

12509727_1233939173288107_4650442584938849361_n

Com o prazo final de migração estipulado para sexta-feira 29 de março, muitos docentes têm dúvidas sobre como proceder a respeito do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). Atento a isto, o ANDES-SN divulgou a circular 78/19, que traz orientações à categoria.

O texto lembra que o Funpresp nada mais é do que um fundo que investe as contribuições mensais no mercado financeiro, definindo quanto cada participante contribui, mas não qual o retorno que recebe. Caso os investimentos deem errado, os optantes pelo Fundo correm o sério risco de acabar sem aposentadoria.

Aos servidores que ingressaram antes de 31/12/2003, a Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN (AJN) adverte que perderão a paridade e a integralidade da aposentadoria caso optem pelo Funpresp, recebendo aposentadoria limitada ao teto do INSS (atualmente cerca de R$ 5.800). Portanto, nestes casos, não é recomendada a adesão.

Para quem ingressou entre 2004 e 4/2/2013, a AJN recomenda procurar as assessorias jurídicas das seções sindicais em busca de orientação, de forma a se avaliar individualmente cada caso.

Vale lembrar que, para todos os docentes acima de 40 anos, a perspectiva com a migração para o Fundo é de empobrecimento na velhice, uma vez que ele se dá em regime de capitalização – similar ao que o governo quer implantar com a reforma da Previdência. Para entender mais sobre o Funpresp, clique aqui. Leia a circular do ANDES-SN e a cartilha sobre o tema aqui.

Para orientação e estudo dos casos individuais, os docentes da UFRGS podem contatar o escritório CSPM pelo telefone 3023 8320, solicitando agendamento com o advogado Guilherme Monteiro, que assessora a Seção Sindical do ANDES-SN.

Para tratar do tema, também estão sendo realizadas Rodas de Conversa nas Unidades, com a participação do advogado Guilherme Monteiro. A primeira acontece na Escola de Administração, na quarta-feira (20), às 12h30, na sala 105.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: