• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Centrais convocam ato unitário no dia 22

20 de março de 2019

65002927-2090-45d7-94bf-5d05058b77fc

Na luta contra a PEC 06/19, que prevê o desmonte da Previdência Pública, as centrais sindicais se uniram para convocar atos e paralisações em todo o país nesta sexta (22). Em Porto Alegre, o evento deve acontecer a partir das 18h, na Esquina Democrática, e contará com adesão dos docentes da UFRGS.

O objetivo é conscientizar a população sobre a crueldade das medidas que, se aprovadas, devem inviabilizar a aposentadoria de grande parte dos trabalhadores – em especial, os mais pobres. As mobilizações do dia 22 objetivam, também, servir à preparação e construção de uma Greve Geral.

 

Docentes da UFRGS participam das atividades

Docentes da UFRGS, reunidos em Assembleia Geral promovida pela Seção Sindical do ANDES-SN, decidiram participar do Dia Nacional de Luta. Também resolveram apoiar a construção de uma Greve Geral cuja data deve ser definida pelas centrais sindicais.

No dia 22, todas e todos estão convidados para concentração a partir das 17h, em frente à Faculdade de Educação (FACED), e caminhada até a Esquina Democrática junto com colegas do Sindoif, técnicos e estudantes.

 

Roda de Conversa sobre Progressões, Previdência e Funpresp

Além disso, outras ações estão previstas, como Rodas de Conversa sobre o tema. A primeira aconteceu nesta quarta-feira (20/03), na Escola de Administração. O comparecimento de docentes, bem como a quantidade de perguntas e intervenções, foram significativos do interesse e dos receios suscitados pelos temas da migração/opção pelo Funpresp e do desmonte da Previdência pública.

A próxima Roda de Conversa sobre o tema acontece dia 25 de março, na sala 102 da FACED, a partir das 18h30. O evento contará com a presença do advogado Guilherme Monteiro, do escritório CSPM Advogados, que assessora o ANDES/UFRGS.

A Assembleia ainda deliberou sobre medidas políticas, administrativas e jurídicas a serem tomadas quanto às vigências das progressões e promoções docentes, sistematicamente desrespeitadas pela Reitoria. O resultado será informado no próximo número do InformANDES na UFRGS.

 

Dia Nacional de Lutas: entidades promovem ações

No dia 22, os servidores técnico-administrativos da UFRGS realizarão paralisação no turno da tarde.  A ASSUFRGS promoverá o painel Mulher, Trabalho e Previdência, às 14h, no auditório 102 da FACED. O evento pretende debater os reflexos da aprovação da PEC 06/19 na vida das mulheres, além de apresentar dados técnicos para subsidiar movimentos sindicais e entidades sociais nos debates que devem ocorrer a partir de agora.  Entre os painelistas, estarão Juliane Furno, doutoranda em Desenvolvimento Econômico UNICAMP, Lúcia Garcia, economista do DIEESE, e Guilherme Pacheco Monteiro, advogado do escritório CSPM Advogados, que faz assessoria jurídica ao ANDES/UFRGS.

Em Santa Maria, a SEDUFSM promove um debate sobre os efeitos da Reforma da Previdência em parceria com Assufsm, Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da Universidade (Atens) e DCE, a partir das 10h, no Centro Didático e Artístico (CAD) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Já os docentes ligados à SESUNIPAMPA paralisarão as atividades e trabalharão nas ruas das cidades para conscientizar a população sobre a necessidade de uma aposentadoria decente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: