Em defesa da democracia, contra o ajuste fiscal e o devastador PLP 257!
Solidariedade aos professores estaduais em greve!
PAUTA:
1 – Assembleia Geral no dia 19 de maio debaterá eleições para Reitoria e campanha contra o PLP 257/2016.
2 – Homenagem do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a João Guilherme Correa de Souza e José Fraga Fachel.
3 – Encontro Universitário no dia 21 de maio para debater e unificar ação de docentes, técnicos e estudantes.
4 – Licenciamento do professor Mathias Luce da presidência da Seção Sindical.
Filie-se, porque o ANDES-SN convida você a dizer Não ao PLP 257!
1 – Assembleia Geral no dia 19 de maio debaterá eleições para Reitoria e campanha contra o PLP 257/2016.
As eleições para Reitor da UFRGS foram convocadas pelo Conselho Universitário, segundo edital que pode ser consultado aqui.
A consulta, no dia 16 de junho, será precedida de cinco debates entre as três chapas inscritas, com a participação da comunidade universitária.
Consulte as datas e locais dos debates aqui.
A Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS convida os docentes ao debate sobre o processo eleitoral e a pauta de reivindicações que deverá orientar a atuação da entidade nesses debates.
Para discutir esse e outros temas, convoca uma Assembleia Geral de docentes da UFRGS, a realizar-se na quinta-feira, dia 19 de maio com início às 18 horas em segunda chamada, no Auditório do Departamento de Bioquímica (Av. Ramiro Barcellos, 2600 – Anexo).
Pauta da Assembleia Geral:
- Informe sobre ações relativas às progressões e promoções de docentes
- Eleições para Reitoria e pauta docente
- Campanha contra o PLP 257/2016
- Assuntos Gerais
Quando? Na quinta-feira, 19 de maio com início às 18 horas.
Onde? Auditório do Departamento de Bioquímica (Av. Ramiro Barcellos, 2600 – Anexo).
2 – Homenagem do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a João Guilherme Correa de Souza e José Fraga Fachel.
Os professores João Guilherme Correa de Souza e José Fraga Fachel, falecidos em fevereiro de 2016, serão homenageados pelo IFCH/UFRGS nesta sexta-feira, dia 20, às 14 horas, na sala do Pantheon, IFCH, Campus do Vale.
Ambos participaram da fundação da Associação dos Docentes da UFRGS, em junho de 1978. O professor Fachel foi escolhido por aclamação, na Assembleia de fundação, para presidir a primeira diretoria da Associação. Os Informandes na UFRGS nº 9 e nº 10/2016 reuniram vários depoimentos de colegas que podem ser lidos aqui.
Abaixo, transcrevemos trecho do convite para a cerimônia, assinado pela professora Soraya Vargas Cortes, diretora do IFCH.
“Ambos, cada um ao seu modo, inauguraram uma nova fase no ensino de ciências sociais no Rio Grande do Sul. Professores estudiosos, ávidos leitores de autores clássicos e contemporâneos brasileiros e de outros países, substituíram os tradicionais ‘cadernos’ de anotações de aula por artigos, textos e livros originais, que deveriam ser lidos de forma sistemática, interpretados e servir de inspiração para a construção de problemas de pesquisa inseridos no debate contemporâneo das ciências sociais. Gerações de antropólogos, cientistas políticos e sociólogos gaúchos foram formadas sob a influência, direta ou indireta, de ambos. Os pioneiros professores ‘João Guilherme’ e ‘Fachel’ abriram os caminhos para um pensamento reflexivo e mais autônomo que influenciou decisivamente na formação de gerações de cientistas sociais que vieram a construir a excelência dos PPGs da área na UFRGS e em outras IES, a aprimorar a qualidade dos cursos de graduação e das investigações realizadas por cientistas sociais em instituições de pesquisa no estado. Além, em tempos de ditadura militar, enfrentaram corajosamente a censura e os impedimentos impostos pelo regime, contribuindo para a construção da democracia no país.
A consternação que sentimos não obscurece a alegria de termos aprendido tanto com eles e de termos sido desafiados intelectualmente por esses grandes colegas, por isso a realização da homenagem.”
3 – Encontro Universitário
A Seção Sindical do Andes-SN, a Assufrgs, o Diretório Central de Estudantes (DCE) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) promoverão no próximo sábado, 21 de maio, um Encontro Universitário, das 9 às 13 horas, no Auditório da FABICO (Av. Ramiro Barcelos, 2705).
Serão debatidos os temas: “O papel da educação e da universidade na sociedade”, com o professor Jorge Quillfeldt, convidado, “Autonomia e Financiamento”, “Democracia na Universidade”, “Condições de Trabalho e de Estudo”, sob coordenação do Andes, DCE e Assufrgs.
O debate embasará a construção de um documento queexpresse as pautas, demandas e reivindicações e que sirva como um instrumento unificador das lutas conjuntas travadas pelos estudantes, professores e técnicos.
4 – Licenciamento do professor Mathias Luce da diretoria da Seção
A professora Monica Bonatto assumirá interinamente a Presidência da Seção Sindical durante licenciamento do professor Mathias Luce, com duração de 30 dias, a partir desta segunda-feira, 16 de maio.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!
—
Caso desejar ser removido(a) desta lista, clique em “Responder” informando “Remover” ou “Cancelar” no “Assunto” e/ou no início da própria mensagem.