• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Institutos de Artes e de Letras da UFRGS repudiam o Future-se

17 de agosto de 2019

A Assembleia Geral da Comunidade do Instituto de Artes da UFRGS, reunida no dia 5 de agosto, aprovou a seguinte Nota de Repúdio: “Em assembleia geral, realizada no dia 5 de agosto de 2019, às 14h no Auditorium Tasso Corrêa, as três categorias do Instituto de Artes da UFRGS (professores, técnico-administrativos, alunos da graduação e da pós-graduação) realizaram um debate sobre o programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Tendo em vista que a proposta ataca os fundamentos das IFES no que tange a sua autonomia, garantida no artigo 207 da Constituição Federal, esta assembleia manifesta seu repúdio ao programa Future-se. A presente assembleia encaminha essa nota ao Conselho da Unidade e à Direção do IA e conclama a comunidade do Instituto de Artes a se organizar pela defesa da universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade.”

Na quarta-feira (14), a comunidade do Instituto de Letras, reunida em Assembleia, decidiu aderir à Carta Aberta à Comunidade Universitária da UFRGS e aprovou a seguinte manifestação com relação ao Programa “Future-se”:

“Reunida em assembleia geral na terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, com a presença de mais de 100 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores, a Comunidade do Instituto de Letras decidiu dar seu apoio à Carta Aberta emanada da Plenária da Comunidade Universitária do dia 7 de agosto de 2019. A Comunidade do IL também identifica no Programa “Future-se” uma ameaça ao sistema público federal de Instituições de Ensino Superior (IESs). De um lado, o projeto de lei abre as portas para o fim da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira das IESs que aderirem ao programa. De outro, cria um instrumento político que permitirá a segregação e a punição financeira das instituições que não aderirem ao programa. Em ambos os casos, dá ao governo federal os meios de implementar a Emenda Constitucional 95 eximindo-se de assegurar os recursos necessários a um Ensino de Nível Superior público, gratuito, de qualidade, laico e orientado para a democracia e a justiça social. Por essas razões, a Comunidade do IL conclama o CONSUN a rejeitar a adesão da UFRGS ao “Future-se”. E, na esteira do que fizeram outras Universidades Federais, conclama o CONSUN a convidar as entidades representativas de estudantes, técnicos e professores para integrar uma Comissão Comunitária com a finalidade de produzir uma análise crítica detalhada do projeto de Lei proposto pelo MEC.”

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: