Na quarta-feira, 21 de novembro, será realizado evento comemorativo dos “40 anos de ANDES na UFRGS”. O encontro, que acontece às 18h na sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), contará com a participação de Antonio Gonçalves Filho, professor da Universidade Federal do Maranhão e Presidente do ANDES-SN; Lorena Holzmann, fundadora da Associação de Docentes da UFRGS, professora aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas de nossa Universidade; Carlos Alberto Saraiva Gonçalves, professor do Instituto de Ciências Básicas da Saúde e ex-presidente da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.
Na ocasião, será lançado o vídeo comemorativo dos 40 anos, que narra a história do movimento docente na instituição a partir do depoimento de lideranças que participaram de diferentes momentos dessa trajetória.
Docentes da UFRGS, ativos e aposentados, estão convidados a participar do aniversário, assim como os profissionais que têm contribuído para a consolidação e as ações do Sindicato, as demais seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul, as entidades representativas de servidores técnicos e estudantes e os sindicatos parceiros nas lutas em defesa das liberdades, dos direitos e da educação pública.
Por que 40 anos de ANDES?
Em junho de 1978, a Associação de Docentes da UFRGS – ADUFRGS foi criada por um grupo de 22 professores. Em fevereiro de 1981, foi fundada a Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior – ANDES, a ADUFRGS sendo entidade fundadora. Em outubro de 1988, foi aprovada a nova Constituição, que legalizou a sindicalização dos servidores públicos. Em novembro do mesmo ano, a ANDES foi transformada em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, também registrado como ANDES-Sindicato Nacional ou ANDES-SN. Em 1991, por unanimidade, a ADUFRGS decidiu, em Assembleia Geral, tornar-se ADUFRGS-Seção Sindical do ANDES-SN. Porém, em 3 de dezembro de 2008, contrariando a vontade da ampla maioria dos professores presentes, foi forjada a desvinculação da ADUFRGS do ANDES-SN. Resgatando a unidade com o movimento nacional docente, em 15 de dezembro de 2009, foi aprovada em Assembleia a reorganização da seção sindical do ANDES-SN na UFRGS. Em 2010, o Congresso do ANDES-SN reconheceu a entidade em processo de reorganização como seção sindical, nomeada como Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, herdeira da antiga ADUFRGS (1978-2008).
Em 2018, serão comemorados 40 anos de organização do movimento docente na UFRGS, com democracia, solidariedade e independência em relação a governos e partidos políticos. São 40 anos de luta em defesa da universidade pública e da carreira docente, retomada após os anos de chumbo, quando professores foram expurgados e perseguidos por se oporem à ditadura militar.
Por que 21 de novembro?
No dia 21 de novembro de 1980, os professores da UFRGS, reunidos em Assembleia Geral, decidiram aderir à primeira greve nacional das Universidades Federais que reivindicava a reposição de perdas salariais, reajustes semestrais, a reestruturação da carreira do magistério, 12% do orçamento federal para a educação e a revogação da Lei nº 6.733/79, que atribuía a escolha de dirigentes das universidades ao Presidente da República. Uma das conquistas mais importantes da greve foi a organização do movimento. Muitas outras vieram depois, como a estruturação da carreira docente (via Decreto nº 94.664 de 23 de junho de 1987) e a garantia do mínimo de 18% das receitas de impostos para a Educação, inscrita na Constituição de 1988.
Neste 21 de novembro de 2018, vamos nos reunir para celebrar as mobilizações e a resistência realizadas, a organização e os avanços conquistados, homenageando os lutadores que já partiram e reunindo energias para as novas batalhas que se anunciam.
Participe! Divulgue!