• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2017
    S T Q Q S S D
    « jul    
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Preparação do 2º Encontro Nacional de Educação (2º ENE): realizada a etapa dos encontros municipais

No RS, foi realizada a etapa dos encontros municipais de preparação do 2º ENE. O encontro de Santa Maria ocorreu no sábado 02/04 (ver nosso boletim nº 33 ou ler aqui: : II ENE: etapa municipal abordou construção de projeto educacional, Grupos de Trabalho debatem os temas do II ENE e Comitê discute encaminhamentos à etapa estadual do II ENE).

Novo Hamburgo

Em Novo Hamburgo, a etapa municipal do ENE foi promovida pelo Sindicato dos Professores – Sindprofnh, que está em campanha salarial. O debate foi animado por Elisabete Búrigo, que falou sobre as políticas de avaliação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Martina Gomes, que falou das questões de gênero e de raça na educação, e Altemir Cozer, que falou sobre os problemas do financiamento.

Santana do Livramento

Em Santana do Livramento, o 23º Núcleo do Cpers, coordenado pelo prof. Juca Sampaio, promoveu o 1º Encontro Regional de Educação no dia 8 de abril, na Escola Estadual General Neto. A professora Elisabete Búrigo animou o debate com uma fala sobre as políticas de financiamento, de avaliação externa e de padronização curricular com a implantação da BNCC. Todas essas políticas estão articuladas de modo a reduzir o investimento na educação pública e responsabilizar os professores pela qualidade do ensino ofertado nas escolas.

Pelotas

Em Pelotas, a etapa municipal foi realizada no dia 8 de abril, , no IFSul – Campus Pelotas. Cerca de 120 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo discutir as perspectivas para a construção de um projeto de educação democrático com perspectiva social.

O painel inicial foi composto pelos professores Juca Gil (UFRGS) e Luis Borges (IFSul) e pela estudante Marianna Rodrigues (UFCSPA). Abordou os eixos de educação, financiamento, gestão, entre outros, para debate e diálogo. Leia mais aqui.

Porto Alegre

Na última terça-feira, dia 12 de abril, no auditório do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), aconteceu a Etapa Municipal de Porto Alegre do 2º Encontro Nacional de Educação.

Houve um painel intitulado “Educação: um projeto que tem lado”, com participação do professor e jornalista Juremir Machado, da professora da UFRGS Laura Fonseca e da professora Albertina Moraes, Pós-Graduada em Gestão Educacional.

O Auditório estava lotado, com a presença de estudantes, professores e demais profissionais da educação, que discutiram os impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas e rumos para as lutas em defesa da educação pública.

Encontro Estadual/RS preparatório ao 2º ENE ocorrerá entre 21 e 23 de abril

O II Encontro Nacional de Educação terá sua etapa estadual/RS entre os dias 21 e 23 de abril, em Porto Alegre. Começará às 16h30 do dia 21, com encerramento pelas 12h do dia 23.

As atividades ocorrerão na Escola Técnica Estadual Parobé  (Av. Loureiro da Silva, 945 – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.facebook.com/ene.RS2014

As etapas municipal e estadual ocorrem em preparação para o Encontro Nacional, que ocorrerá em Brasília, entre 16 e 18 de junho deste ano. Maiores informações em:https://ene2016.org/

Links úteis

Siga os preparativos do 2º ENE, na UFRGS e no RS, aqui;

Acesse o site do II ENE: www.ene2016.org

Página do ANDES-SN sobre o 2º ENE, aqui.

%d blogueiros gostam disto: