• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2017
    S T Q Q S S D
    « set    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Ministro da Educação visita obras e salas de aula da UFRGS (matéria publicada no site da UFRGS)

José Henrique Paim vem à Universidade, oficialmente, pela primeira vez após ter assumido a pasta do MEC

11/06/2014 13:57

O ministro e o reitor visitaram instalações da UFRGS – Foto: Gustavo Diehl

Galeria de imagens

“Sem dúvida alguma, a nossa UFRGS está entre as instituições que têm um projeto muito ousado e que envolve, inclusive, algo com que o governo se preocupa e por isso criou o programa Ciência sem Fronteiras, que é a internacionalização. E nós precisamos dotar esta universidade de todas as condições para que ela possa cada vez mais passar as fronteiras do Estado e do país.” Esta declaração foi feita pelo ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, em uma das atividades de que participou na manhã de hoje, dia 11, durante sua primeira visita oficial à instituição desde que assumiu o cargo máximo do Ministério.

Recebido pelo reitor Carlos Alexandre Netto e pelo vice-reitor Rui Oppermann, o ministro chegou acompanhado do secretário de Educação Superior (SESu), Paulo Speller, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, e de membros de sua equipe. Pró-reitores, diretores de unidades, professores, técnico-administrativos e estudantes complementaram a comitiva que percorreu as obras do prédio do Hospital de Ensino Odontológico, no Campus da Saúde. A construção de mais de 3.000 m² está sendo feita com recursos da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Ministério da Educação, na ordem de R$ 12 milhões. O hospital deverá estar concluído no segundo semestre de 2015 e, além de manter um corpo técnico e clínico, será importante campo de atuação dos estudantes da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Este é o segundo hospital do país e primeiro vinculado a uma universidade federal com o conceito de ser especificamente odontológico e prestar atendimento à comunidade do Sistema Único de Saúde.

Logo após essa visita, o grupo se deslocou ao Campus Centro, onde Paim descerrou a placa que marca a inauguração oficial do prédio de salas de aula, que já atende a mais de 1,2 mil alunos de vários cursos da Universidade. Realizado com verbas do REUNI, o espaço tem seis pavimentos, conta com 22 salas de aula e recebeu investimento no valor aproximado de R$ 6 milhões. Ao agradecer a vinda do ministro, o reitor salientou a importância de sua presença naquele local, cuja construção acompanhou quando ainda desempenhava suas funções de secretário executivo do Mec. Por isso, referiu-se ao momento como um ato simbólico, mas destacou a relevância de sua concretização. Netto falou, também, da participação do REUNI na realidade atual das instituições federais de ensino superior. “A universidade, todos nós sabemos, é uma instituição que transforma as pessoas: transforma aquele que passa por ela, seja como estudante, técnico-administrativo ou como docente, mas transforma muito mais a sociedade, quer pelo conhecimento que ela produz quer por aquilo que ela consegue fazer diretamente na comunidade. Esta instituição transformadora – que é a universidade brasileira – tem feito uma grande revolução nesses últimos anos. Essa revolução tem nome: é o projeto REUNI. Esse nome tem uma marca, um carimbo, que é o do hoje ministro José Henrique Paim.”

Leia a matéria original AQUI.

Deixe um comentário

1 comentário

  1. InformANDES na UFRGS, nº 95/2014, 15/10/2014. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: