• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2017
    S T Q Q S S D
    « set    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

É possível REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein!

Na quarta-feira, 20/04, por diferença estreita de UM voto (14 votos a 13), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou moção do vereador Valter Nagelstein (PMDB) contra a UFRGS.

Aprovou e condenou – sem solicitar esclarecimento prévio, sem que nossa Universidade, a UFRGS, tivesse sido ouvida, portanto sem contraditório, sem direito de defesa. Alguns vereadores argumentaram pelo adiamento da votação. Em vão, pelo visto, tratava-se de rito açodado e sumário.

O móvel inicial (um Ato promovido no Salão de Atos, em 30/03) da Moção é apenas um pretexto. Como seu texto deixa claro, a referida moção é dirigida contra a Autonomia Universitária, contra a Universidade Pública, Plural, Democrática, com liberdade didático-científica.

Porém, a aprovação da moção pode ser REVERTIDA

Ainda no dia 20/04, o vereador Airto Ferronato (PSB) apresentou PEDIDO de nova votação.

Na última terça-feira, o prof. Carlos Alexandre Netto, Reitor da UFRGS, foi à Câmara Municipal para esclarecer o presidente da Casa e os representantes das bancadas, bem como para pedir aos vereadores que reconsiderem a votação da Moção. As explicações do Reitor de nossa Universidade foram bem recebidas.

Mas o vereador Nagelstein e um grupo de apoiadores continuam imbuídos do propósito de confirmar a aprovação da moção contra a UFRGS.

Nesta quinta-feira, 28/04, o Colegiado de Líderes da Câmara Municipal decidiu que o referido PEDIDO será apreciado e votado na sessão plenária da quarta-feira 04/05, às 14h.

Essa chance não pode ser desperdiçada. Pois o Regimento da Câmara veda a realização de outra votação.

O que fazer para que a Câmara Municipal decida REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein contra a UFRGS?

A APG, a Assufrgs, o DCE, o ANDES/UFRGS e o “Comitê pela Democracia e pelo Estado democrático de Direito” são entidades (parcial ou totalmente da UFRGS) que assumiram, clara e firmemente, posicionamento de contrariedade e repúdio à Moção contra a UFRGS do vereador Nagelstein. Estão unidas na proposta de uma campanha unitária visando mobilizar a Comunidade Universitária e os defensores da Universidade Autônoma, Plural e Democrática com a finalidade de…

Esclarecer e pressionar os vereadores para que REVERTAM seu voto

Trata-se de dar expressão à voz da Comunidade Universitária e dos cidadãos comprometidos com a defesa da Autonomia Universitária e da UFRGS plural, democrática e laica. Como?

A-Convidamos as(os) colegas a enviarem uma chuva de mensagens (de e-mail, fax, etc.) aos vereadores de Porto Alegre solicitando que rejeitem a moção contra a UFRGS, de autoria do vereador Nagelstein. Subsídios para o texto da msg a enviar se encontram: AQUI

B-Convidamos os(as) colegas, bem como os cidadãos comprometidos com a defesa da Universidade Pública e Plural, a se fazerem presentes na Sessão Plenária da Câmara Municipal, na quarta-feira 04/05, a partir das 13h, para conversar com os vereadores, esclarecê-los e expressar, pela nossa presença, que estamos firmes na Defesa da Autonomia Universitária e da UFRGS Plural e Democrática.

%d blogueiros gostam disto: