- Margarete Schlatter, Alex Branco Fraga, Maria Carmen Silveira Barbosa e Gilberto Icle (UFRGS): “Uma construção democrática”, artigo sobre a BNCC publicado no Jornal da Universidade – edição de julho de 2016, leia aqui.
- Olgaíses Maués, do GTPE do ANDES-SN, critica a Base Nacional Comum Curricular, leia aqui.
- Prof. Alexandre Freitas (Universidade Federal do Sul da Bahia): “A Base Nacional Comum Curricular e a educação banqueira”, leia aqui.
- Manifesto público do Seminário Estadual realizado pela ANPUH/PR sobre a BNCC, leia aqui.
- Nota política do ANDES-SN sobre a base nacional comum curricular (BNCC), leia aqui.
- Campanha da ANPED: “Aqui já tem Currículo: o que criamos na escola…”, veja aqui.
- Contribuição do Coletivo Mobilização da FACED, leia aqui.
- Prof. Fábio C. Ribeiro Mendes (IFSul): “Ensinar o aluno a estudar pode ser mais produtivo do que a polêmica e ainda insuficiente reforma curricular”, leia aqui.
- “Carta aberta do 7º Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares”, leia aqui.
- Profª Sandra Mara Corazza (Faculdade de Educação): “Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos”, leia aqui.
- Documento conjunto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), leia aqui.
- Prof. Luís Augusto Fischer (Instituto de Letras): “Base Comum Curricular pretende mudar ordem e cronologia dos conteúdos e alterar prioridades do ensino nas escolas do Brasil”, leia aqui.
- Profª Sandra Mara Corazza (Faculdade de Educação): “Base Nacional Comum Curricular – um trampolim”, leia aqui.