• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2017
    S T Q Q S S D
    « set    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

ANDES-SN responde, ponto a ponto, à proposta do governo sobre reajuste e carreira: aceitou alguns itens, melhorou a redação ou formulou contraproposta para outros

Na última segunda-feira, (30/11), o ANDES-SN protocolou ofício contendo a resposta à proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento (MPOG), no dia 18.

Demonstrando disposição em negociar, o Sindicato Nacional aceitou alguns itens da proposta, melhorou a formulação ou fez contraproposta em outros.

Baseado nas discussões realizadas nas Assembleias Gerais da categoria, o documento foi elaborado durante a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Federais) do ANDES-SN, que se reuniu durante o final de semana (28 e 29/11) em Brasília (DF). Resumidamente:…

O que a Plenária do Setor das Federais aceitou

O documento elaborado pelo Setor:

-aceitou o período de vigência do acordo de dois anos;

-aceitou as propostas relativas a benefícios (auxílio-alimentação, assistência à saúde, asistência pré-escolar);

-aceitou a correção do problema que está ocorrendo com as progressões e promoções na carreira quando o professor atinge o prazo do interstício, impedindo efeitos financeiros e funcionais, porém melhorando a redação de forma a eliminar uma ambiguidade existente na formulação do governo;

-fim da obrigação de assinar ponto de frequência (novamente, com aperfeiçoamento da formulação governamental de forma a eliminar as ambiguidades).

Inserção de um item sobre reenquadramento dos aposentados

O ANDES-SN ainda inseriu um item reivindicando o reenquadramento dos professores aposentados –resguardada a equivalência em relação ao topo da estrutura da carreira em vigor na data da sua aposentadoria.

Em que itens a Plenária do Setor das Federais apresentou contrapropostas

Sobre o índice de reajuste das tabelas salariais, o ANDES-SN fez uma contraproposta que impede o achatamento da carreira e a corrosão salarial em decorrência da inflação: 19,7% em duas parcelas, uma em janeiro de 2016 e outra em janeiro de 2017.

O documento ainda rejeitou a pretensa “harmonização” proposta pelo governo, pois, na verdade, cristaliza e aprofunda  a desestruturação instituída em 2012.

Porém, o Sindicato Nacional apresentou a contraproposta de criar um comitê provisório para elaborar proposta de reestruturação da carreira.

E a Federação-Proifes?

Cabe mencionar que a Federação-Proifes assinou, na íntegra, o acordo com o Governo. Abandonou a proposta protocolada em 2014 e, sem nenhuma explicação, disse que a proposta da Proifes foi aceita pelo governo. Quando, na verdade, é o inverso! Compreensível: os papeis de governo e de braço sindical do governo são tão parecidos  que se confundiram!

Leia a matéria na íntegra: Docentes federais respondem à proposta do governo sobre carreira

Confira aqui a resposta dos docentes federais ao Mpog.

Confira aqui a avaliação dos docentes federais sobre a proposta do Mpog.

%d blogueiros gostam disto: