• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Destituição de reitor da UFFS é aprovada pelo Conselho Universitário

03 de outubro de 2019

votacao_uffs

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aprovou, na última sexta-feira (30), o pedido de destituição do reitor Marcelo Recktenvald, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro em 30 de agosto mesmo sem ter sido escolhido pela comunidade acadêmica. A decisão será encaminhada ao Ministério da Educação.

Em função da decisão do órgão, o indicativo de greve docente foi suspenso em assembleia realizada nesta terça-feira (01). Recktenvald foi empossado como reitor por arbitrariedade do governo federal, já que sequer chegou ao segundo turno na votação da comunidade universitária, realizada no primeiro semestre deste ano: teve menos de 20% dos votos na consulta pública, e no Conselho Universitário somou apenas quatro votos.

A decisão do Consuni teve a aprovação pela ampla maioria dos membros, sendo 35 votos favoráveis, 12 contrários e 2 abstenções. A Reitoria da instituição tentou alegar que a destituição não estaria aprovada porque os votos não chegaram aos 2/3 necessários das 54 cadeiras totais do colegiado. No entanto, como explicou o Sindicado dos Docentes da UFFS (Sinduffs) em nota, 34 votos já seriam suficientes, pois apenas 51 membros tinham direito ao voto na ocasião.

Resistência à intervenção

No dia 15 de setembro, membros do Consuni já haviam apresentado carta com pedido de renúncia do reitor, enquanto estudantes ocupavam a administração desde 30 de agosto em protesto contra a intervenção.  Além disso, nos campi de Chapecó e Erechim, diversos cursos estão com as aulas paralisadas em protesto e resistência  à intervenção.

Na assembleia desta terça-feira (1º), foi aprovada, ainda, a programação das atividades para a Greve Nacional da Educação nos dias 2 e 3 de outubro. A mobilização pelo cumprimento da decisão da Universidade e destituição de Marcelo Recktenvald, contra o Future-se e pela recomposição do orçamento das universidades de 2019 inclui várias iniciativas, dentre elas acompanhar, em 17 de outubro, a Sessão Ordinária do Consuni de apreciação da ata da Sessão Especial de aprovação do pedido de destituição.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: