• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Assembleia docente nesta terça (10) debate paralisação de 48 horas em setembro

09 de setembro de 2019

A proposta de paralisação de 48 horas das instituições federais de ensino, construída em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, será deliberada em Assembleia Geral Docente da UFRGS nesta terça-feira (10), convocada para as 16 horas, na sala 605 da Faculdade de Educação (Faced). A Assembleia também vai tratar da mobilização em defesa da universidade e da carreira docente.

No encontro do Setor, ocorrido nos dias 24 e 25 de agosto em Brasília, representantes docentes das instituições federais de todo o país decidiram pela construção de paralisação nacional da educação contra os cortes orçamentários, o Future-se e as intervenções do governo na indicação de reitores. A proposta é que os dois dias sejam de ocupação das universidades, institutos federais e Cefets. Além disso, a Comissão Nacional de Mobilização convoca a organização de um dia nacional das universidades, institutos federais e Cefets na praça, em outubro, e a realização de um dia de universidade de portas abertas antes da paralisação. A próxima reunião acontecerá no dia 12 de setembro, e o professor Guilherme Camara, diretor do ANDES/UFRGS, representará a seção.

Mobilização para lutar contra crise orçamentária

A crise orçamentária das universidades federais brasileiras chegou ao ápice com o governo Bolsonaro. Em função dos sucessivos cortes de verbas, algumas já estão sem luz, sem segurança e sem itens essenciais para o funcionamento, como produtos de higiene e materiais de laboratório.

Na UFRGS, a situação financeira atingiu níveis críticos em setembro: o valor do orçamento de custeio liberado até a semana passada corresponde a apenas 65% do total para o ano.  A Universidade (e, de modo geral, todos os órgãos da administração federal) não opera com reservas financeiras. Dessa forma, segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Hélio Henkin, “não havendo o desbloqueio integral do orçamento de custeio da UFRGS, haverá consequências gravíssimas para o funcionamento da Universidade, pela inviabilização de realizar despesas básicas de funcionamento e manutenção operacional”. Para o mês de setembro, foi anunciada a liberação de apenas 7% dos recursos.

A Assufrgs, em assembleia realizada na última quarta-feira (04), aprovou a construção da greve de 48 horas em unidade com docentes e estudantes ou com a Fasubra. Na UFPel e no IF Sul Riograndense – Campus CAVG –, a deliberação acontecerá em assembleia nesta terça-feira (10). No dia seguinte, a discussão será feita na UFSM. Docentes da Furg e do IFRS – Campus Rio Grande, em assembleia ocorrida no dia 03 de setembro, optaram por não aderir ao movimento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: