• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Entidades da Educação convocam greve e ato unificado em 15 de maio

13 de maio de 2019

 

O 15 de maio promete ser um dia de grandes mobilizações em todo país. Em mais de 50 universidades e institutos federais, os docentes já decidiram paralisar.

No Rio Grande do Sul, a adesão foi aprovada nas cinco universidades federais – FURG, UniPampa, UFPel, UFRGS, UFSM – e nos Institutos Federais. Servidores técnico-administrativos também paralisam, aderindo a convocação da Fasubra.

 

Ato unificado em Porto Alegre

Em Porto Alegre, mais de 40 representantes de entidades de professores, técnico-administrativos e estudantes do ensino superior e da educação básica, e de movimentos que defendem a educação,  reuniram-se na sede estadual do CPERS-Sindicato, na noite da sexta-feira (10), para construir a mobilização da Greve Nacional da Educação em Porto Alegre, no dia 15 de maio.

Ficou definida uma agenda unitária, que inicia com um abraço à Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) e ao Instituto de Educação General Flores da Cunha, que em 2016 teve seu prédio fechado para restauro. As aulas do Instituto, que completou 150 anos no último 5 de abril, estão dispersas em vários locais e as obras ficaram paralisadas por mais de dois anos, em um evidente descaso do governo estadual.

Após o abraço, os manifestantes partem em caminhada pelo centro da cidade, passando pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que se reunirá à manifestação, e pelo Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Marcando o protesto contra a Reforma da Previdência (PEC 6/19), as entidades realizarão ato em frente ao INSS, próximo ao Mercado Público. Está prevista também caminhada até a Esquina Democrática, para realização de nova manifestação.

Dentre os sindicatos que convocam os atos, além do CPERS, estão o Andes/UFRGS, Andes-Sindoif, ASSUFRGS, ADUFRGS-Sindical, Atempa, Simpa e Sinpro/RS. Também participam da convocação o Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas, a CUT-RS, Mães e Pais pela Democracia, Coletivo Gaúcho de Residentes em Saúde, e várias entidades estudantis: APG-UFRGS e APG-UFSCPA, DCE da UFRGS, da UFCSPA e da PUCRS, CHIST-UFRGS, DAFE/UFRGS, ENEFi, Grêmio Estudantil Caldas Júnior, Grêmio Estudantil Rafaela Remião, Ubes, UEIFRS, Uges e Umespa. Veja aqui as imagens da reunião das entidades.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: