25 de abril de 2019
Em reunião ocorrida em São Paulo na segunda-feira (22), representantes de todas as centrais sindicais brasileiras definiram as ações a serem realizadas no Dia do Trabalhador (1º de Maio), que este ano serão unitárias pela primeira vez, e terão como mote o combate à Reforma da Previdência. O destaque será um grande ato na capital paulista.
Participaram do encontro CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, CGTB, Nova Central, Intersindical – Classe Trabalhadora e Intersindical – Instrumento de Luta e Organização, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A expectativa é de um público recorde.
Além das manifestações políticas, as ações pretendem recolher assinaturas para o abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência. Também foi discutida a possiblidade de se lançar neste dia a data da Greve Geral, mas não houve consenso sobre o tema. Uma nova reunião foi agendada para debater exclusivamente o assunto na próxima sexta-feira (26).
Programação em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul
Na terça (23), foi a vez de o debate acontecer no Estado. Representantes das Centrais se reuniram na sede da Fecosul e decidiram sobre a programação na capital gaúcha.
A mobilização deve começar por volta das 15h, em uma mobilização em frente à Usina do Gasômetro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Movimentos sociais, políticos e representantes das centrais farão pronunciamentos, intercalados por atrações culturais e coleta de assinaturas para o abaixo-assinado. O material coletado será encaminhado à Brasília, e deve ser entregue ao presidente da Câmara dos Deputados na segunda quinzena de maio.
No interior do Estado, também há previsão de programação intensa. Confira:
Caxias do Sul – ato às 14h, nos Pavilhões da Festa da Uva;
Bagé – concentração às 14h, na Praça do Coreto, seguida de caminhada pela Avenida 7 de Setembro;
Erechim – concentração às 10h, no Bairro Atlântico;
Passo Fundo – ato das 14h às 17h, no Parque da Gare;
Pelotas – ato das 14h às 18h com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera;
Santa Maria – atividades das 10h às 17h com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, bairro Santa Marta;
Ijuí – concentração às 14h seguida de ato na Praça Central;
Rio Grande – a definir;
Santa Cruz do Sul – a definir.