• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Seminário na Faced abordará finanças públicas e financiamento da educação

seminarioFinancas

17 de abril de 2019

Diante do cenário de cortes nos recursos públicos para a educação e dos graves impactos na universidade, o Núcleo de Políticas e Gestão da Educação, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e a Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) promovem, entre 22 e 30 de abril, um seminário sobre finanças públicas e financiamento da educação. O evento será realizado na sala 605 da Faced, com horários que variam conforme o dia (confira na imagem).

“A falta de recursos para a educação é pauta permanente. Por mais que se tenha conseguido a vinculação dos gastos da educação na Constituição, esta é uma disputa constante”, pondera a professora Naira Lisboa Franzoi, uma das coordenadoras do encontro.

“Embora querendo lutar por esta bandeira, muitos de nós não entendemos todas as questões aí implicadas. Por exemplo: há um grande debate nacional, agora por conta da Previdência, sobre o governo gastar mais do que arrecada e a necessidade de se cortar gastos. Para nos instrumentalizar para esse debate focando em nossa atuação como universidade, reunimos quatro especialistas que falarão sobre o tema, todos professores da UFRGS, reconhecidos nacionalmente por seus estudos na área”, acrescenta.

O seminário, que tem apenas 100 vagas e carga horária total de 15 horas, se dividirá em quatro encontros, com diálogos objetivos a respeito de tributação e gasto público; dívida pública: composição, impasses e alternativas; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e carreira e remuneração docente. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppgedu@ufrgs.br.

 

Sobre os participantes

A docente Rosa Chieza (Faculdade de Ciências Econômicas da UFGRS – FCE), que integra o Instituto Justiça Fiscal (IJF), vai abordar o tema Estado, Tributação e Gasto Púbico, esclarecendo questões como: o governo deve gastar o que arrecada, como querem os defensores do estado mínimo? “A professora Rosa defende a tese contrária: o governo deve arrecadar aquilo que precisa gastar, revendo a política tributária, que hoje favorece as grandes fortunas”, explica Naira.

O professor Róber Iturriet, da mesma unidade, FCE, vai explicar a composição da dívida pública, seus impasses e alternativas, enquanto a docente Nalu Farenzena (Faced), da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), analisará o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e a Valorização dos Profissionais da Educação, mostrando a sua importância na consecução de uma educação de qualidade e politica redistributiva. O professor Juca Gil, que também integra a Fineduca e é vice-presidente do ANDES/UFRGS, vai tratar de carreira e remuneração docente.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: