17 de abril de 2019
O Ministério da Educação (MEC) confirmou na segunda-feira (15) o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi como o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre outras atribuições, o órgão é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos Censos Escolar e da Educação Superior.
O currículo de Vicenzi inclui a chefia do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e a direção do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A presidência do Inep estava vaga desde a exoneração de Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, no dia 26 de março. A medida ocorreu após desentendimento com o então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez, quando o ex-presidente da autarquia assinou portaria que adiava a avaliação da alfabetização prevista pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para 2021 – o que já foi revertido.
Em nota, a pasta afirmou que Vicenzi foi indicado para o cargo, e que o nome dele “será oficializado em breve”, mas ainda não há previsão de data para a posse.
Desde que assumiu o MEC, na semana passada, Abraham Weintraub já anunciou a nomeação de cinco profissionais para assumirem secretarias no Ministério, inclusive a Secretaria-Executiva, em geral economistas, sem vivência ou conhecimento na área da Educação.
Em comunicado, o ministro Weintraub afirmou que Bolsonaro teria dado carta branca para que ele escolhesse todo o seu primeiro escalão.