• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

22/3: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Previdência Social e da Aposentadoria

01 de março de 2019

Na última quinta-feira (28), as Centrais Sindicais se reuniram na sede do Dieese, em São Paulo, para avançar na organização da luta em defesa da aposentadoria e da Previdência Pública. O encontro serviu também para preparar as ações de 22 de março, Dia Nacional de Mobilizações contra a Reforma da Previdência e rumo à Greve Geral.

Entre as propostas aprovadas, está a realização da Jornada Nacional de Debate “Sobre a Reforma da Previdência” nos estados. As atividades serão organizadas pelo Dieese e as respectivas instâncias estaduais das Centrais.

Em Porto Alegre, sindicatos e movimentos sociais da capital e de diversas cidades do interior participaram, na quarta-feira (27), da plenária de mobilização em defesa da Previdência. Convocada pelo Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência, a reunião tinha como objetivo formatar a luta para impedir que o governo Bolsonaro acabe com o direito à aposentadoria. Foram aprovadas diversas propostas e um calendário de mobilização, além do Manifesto em defesa da Previdência: construir a luta ao lado do povo, rumo à greve geral.

Durante as várias manifestações na plenária, uma palavra se destacou: unidade. Foi consenso que unificar os trabalhadores, deixando de lado divergências pontuais, é fundamental para derrotar a proposta do governo federal, que utilizará de todos os meios para extinguir o sistema previdenciário atual. A proposta de emenda à Constituição 95/2016 (EC 95/2016) e as reformas Trabalhista e Previdenciária constituem, na prática, rasgar a Constituição de 1988.

“Os trabalhadores, os jovens, as mulheres, os movimentos negro e LGBT precisam estar nas ruas, agregando a discussão sobre Previdência e aposentadoria a suas pautas para a construção de uma grande greve geral. Informar a população sobre o que está em jogo, sobre as mentiras a respeito do déficit, em uma linguagem direta e acessível, com campanhas em redes sociais, rádio, TV, cartazes e outros meios foi outro ponto destacado”, informa reportagem do site do Sintrajufe/RS, uma das entidades que estiveram na atividade.

Veja abaixo as deliberações da plenária do Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência:

– Aprovado, por unanimidade, o Manifesto em defesa da Previdência: construir a luta ao lado do povo, rumo à greve geral;

– Produzir uma campanha contra a Reforma da Previdência;

– Convidar a seção regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que participe do Fórum;

– Usar a palavra “extinção”, em vez de “reforma” da Previdência;

– Inserir nos sites das entidades um simulador de aposentadoria;

– Realizar atividades do Fórum no interior do estado.

Deliberações das Centrais Sindicais em preparação para  22 de março

– Produção de novo panfleto unitário das Centrais Sindicais de convocação para o Dia Nacional de Mobilizações contra a Reforma da Previdência e rumo à Greve Geral;

– Reunião do setor de transportes na Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo no dia 12 de março;

– Reunião de lideranças da minoria partidária de oposição na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 13 de março;

– Debate sobre a Reforma da Previdência no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no dia 14 de março;

– Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 20 de março.

–  Ato unificado em São Paulo, com ações na base das categorias e protestos nos estados, pelo Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Previdência Social e da Aposentadoria, em 22 de março.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: