28 de janeiro de 2019
A Reitoria da UFRGS publicou nesta quarta-feira (23) Portaria nº 802/19 que estabelece horário de verão, excepcionalmente, entre os dias 28 de janeiro e 1º de março. Durante esse período, o horário de funcionamento da UFRGS será de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
A medida foi estabelecida sem prévia consulta ou aviso à comunidade universitária, e gera vários transtornos, desde a restrição do acesso a bibliotecas, secretarias e outros serviços, até a demanda de reorganização de atividades de estudo, orientação, pesquisa e extensão.
A Reitoria alega que a medida busca reduzir despesas, frente a uma situação orçamentária crítica. Também informa, em mensagem a docentes, técnicos e estudantes, que “a iniciativa tem caráter experimental”. Espera-se que o referido “caráter experimental” abra espaço para que a Comunidade Universitária seja ouvida a respeito do impacto da medida bem como para as adaptações e adequações que se revelarem necessárias.
A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS reitera a disposição de, junto com a Administração e as demais entidades representativas dos segmentos da universidade, lutar pela ampliação dos recursos e pela revogação da Emenda Constitucional 95/16, que sufoca as universidades e a educação pública. Ao mesmo tempo, entende que, mais do que nunca, é necessária a transparência na destinação dos recursos, e a participação da comunidade nas decisões que dizem respeito à vida universitária.