21 de janeiro de 2019
Em meio aos sucessivos ataques aos direitos de trabalhadores e aposentados no Brasil, diversas mobilizações públicas estão sendo convocadas por entidades e grupos sociais. Na próxima quinta-feira (24), que marca o Dia Nacional dos Aposentados, haverá ato em defesa da categoria e da Previdência Social em Porto Alegre, com início agendado para as 11h, na Esquina Democrática (Centro), em iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS (Sindisprev), da CSP-Conlutas e de várias entidades.
Na terça (22), acontece a primeira reunião de retomada do Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência. O encontro, que será realizado às 16h na sede do Sintrajufe/RS, já conta com a confirmação de 19 entidades sindicais, que discutirão a ameaça representada pela reforma e os caminhos para a resistência – que deverá ser coletiva e unitária.
O Fórum
O Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência foi criado em janeiro de 2017, quando começava a tramitar a Reforma da Previdência apresentada por Michel Temer. Desde lá, o grupo, reunindo dezenas de entidades, foi protagonista, junto com as centrais sindicais, da resistência frente à proposta do governo. Realizou diversos atos públicos na capital gaúcha, atuou em Brasília e também judicialmente, conseguindo, inclusive, barrar por alguns dias a propaganda governista sobre a reforma, que trazia informações mentirosas.
Realizando também plenárias de mobilização e debates, o Fórum vem construindo a fundamental unidade para combater os retrocessos que antes eram representados por Temer e agora pelo governo Bolsonaro.