• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Aron Taitelbaum é eleito postumamente Presidente de Honra do ANDES/UFRGS

20 de dezembro de 2018

A Assembleia Geral de sócio(a)s do ANDES/UFRGS, realizada em 13 de dezembro de 2018, decidiu por unanimidade e aclamação conferir, em merecido reconhecimento e homenagem póstuma,  o título de Presidente de Honra da Seção Sindical ao professor ARON TAITELBAUM, que, até 2016, ano de seu falecimento, foi colega, companheiro e amigo de muitos de nós e uma referência de militância e postura ética para o movimento docente na UFRGS.

93b

Nascido em 29 de maio de 1948, em Porto Alegre, formou-se Bacharel em Matemática pela UFRGS em 1971 e Mestre em Matemática pela USP em 1976, com dissertação intitulada “Sobre o Teorema de Krull-Schmidt”. No mesmo ano tornou-se professor da UFRGS. Em junho de 1978, foi um dos protagonistas da fundação da Associação dos Docentes da UFRGS (Adufrgs). Foi também fundador da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES), em 1981, e, após a Constituição de 1988, que legalizou a sindicalização dos servidores públicos, participou ativamente da transformação desta em sindicato nacional: o ANDES-SN (a Adufrgs transformando-se em Seção Sindical).

Junto com Lorena Holzmann, Ligia Averbuck, Maria Assunta Campilongo, Luiz Alberto Miranda e José Vicente Tavares dos Santos, Aron redigiu Universidade e repressão: os expurgos da UFRGS, livro publicado em 1979 e reeditado em 2008, que documenta a perseguição política na instituição no  período mais duro da ditadura militar.

Aron era professor do Departamento de Matemática Pura e Aplicada, apaixonado pelas matérias que lecionava, estimado pelos alunos, sempre à disposição para explicar, esclarecer. Sem se afastar da docência, assumiu lugar de destaque na vida administrativa da UFRGS, sendo diretor do então Instituto de Matemática (hoje IME) nas gestões 1989-1992 e 1997-2000. Foi também chefe de departamento e membro do Conselho Universitário (CONSUN) em diversas ocasiões.

Em 2009, foi eleito democraticamente pelos seus pares como personalidade docente representativa do IME na “trajetória de sucesso e excelência da UFRGS no cenário nacional”.

No terreno sindical, foi segundo vice-presidente da primeira diretoria da Adufrgs (1978-1979) e, a seguir, segundo vice-presidente da diretoria 1981-1983, primeiro secretário da diretoria 1985-1987 e segundo suplente da diretoria 1994-1996. Excelso fundador e alicerce da ADUFRGS e da ANDES (depois ANDES-SN), foi defensor incondicional da unidade do movimento docente local e nacionalmente, combatendo firmemente a deriva divisionista e transformação cisionista, em dezembro de 2008, da Adufrgs em ente da Federação-Proifes. Em 2011, filiou-se à Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, reorganizada após a cisão, posicionando-se e militando pelo seu fortalecimento.

Aron aposentou-se em maio de 2009. Faleceu em 2 de novembro de 2016. Foi um exemplo e um parceiro de todos que defendem a democracia e a universidade pública: ARON, sempre presente!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: