• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública mobiliza entidades

07 de dezembro de 2018

A quarta-feira (5/12) foi marcada por diversas ações, promovidas por entidades sindicais e estudantis nacionais da área da educação, entre elas o ANDES-SN. Em Porto Alegre, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública mobilizou professores de diferentes unidades da UFRGS em uma panfletagem no entorno do Campus Central, com o intuito de informar a comunidade sobre a importância da universidade pública para a sociedade como um todo. A iniciativa foi bem recebida pela população, e deve ser realizada novamente em breve.

Além disso, o debate Previdência no serviço público e o direito à aposentadoria, organizado pela Assufrgs em parceria com ANDES/UFRGS e Comissão Interna de Supervisão da UFRGS (CIS), abordou a conjuntura atual e os possíveis riscos da Reforma Previdenciária.

Segundo Thiago Manfroi, diretor do Sindisprev RS e servidor do INSS, os direitos garantidos pela Constituição de 1988 nunca foram cumpridos. “Sarney foi à TV e disse que, com a Carta Magna de 1988, seria impossível governar o País. Aí começou a retirada de direitos no Brasil”, resgatou.

Ottmar Teske, sociólogo especialista em Ciência Política e mestre em Educação, falou sobre o Relatório Final da CPI da Previdência, documento que provou que inexiste déficit da Previdência Social ou da Seguridade Social e que “são absolutamente imprecisos, inconsistentes e alarmistas, os argumentos reunidos pelo Governo Federal sobre a contabilidade da Previdência Social”.

“O direito à aposentadoria pode unificar a classe trabalhadora e, a partir dessa luta, impor a primeira derrota ao governo de extrema direita, que quer não apenas desmontar o Estado e acabar com a soberania nacional e a democracia, como entregar os direitos sociais ao grande capital”, ponderou Edson Carneiro “Índio”, Secretário Geral da Intersindical e representante do Sindicato dos Bancários.

O advogado Rogério Viola Coelho abordou o modelo previdenciário chileno, que está sendo cogitado para implementação no Brasil – e já se sabe que é falido por se submeter ao mercado, tendendo a gerar ainda mais miséria. Coelho enfatizou o papel sindical na luta por direitos: “Se não existissem sindicatos, o preço da força de trabalho ia ser dado pelo mercado. O sindicato mobiliza, resiste, luta e cria a chamada autonomia coletiva, obrigando os empregadores e o estado a negociar, elevando o preço da mercadoria força de trabalho”.

 

Audiência pública e relançamento da Frente Nacional Escola Sem Mordaça

Na Câmara de Deputados de Brasília, a audiência pública “Em defesa das universidades, das escolas do ensino básico, técnicas e tecnológicas públicas federais, estaduais e municipais”, conduzida por Raquel Dias, 1º tesoureira do Sindicato Nacional, denunciou cortes no orçamento e perseguição a docentes.

No mesmo dia, também na Câmara, foi relançada a Frente Nacional Escola Sem Mordaça, em ato que contou com a leitura de um manifesto contrário à censura na educação, seguido por uma palestra de Fernando Penna, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre o Escola Sem Partido.

Além do ANDES-SN, várias entidades sindicais e estudantis participaram do ato, como Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Movimento Por Uma Educação Democrática e a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), além da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: