• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

DCE reivindica desburocratização de acesso para cotistas

04 de dezembro de 2018

 

Em carta enviada ao Conselho Universitário (CONSUN), a diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS (DCE) reivindicou o fim da segregação entre alunos cotistas e aqueles que ingressam pelo acesso universal, o que seria possível apenas com a desburocratização do processo de entrada via cotas. Segundo o documento, “Precisamos garantir o pleno funcionamento das políticas de ações afirmativas e sua manutenção.”

Os estudantes propõem ações como a análise dos documentos dentro dos prazos dos editais, de maneira que os estudantes possam ingressar no início do semestre, sem prejuízo ao ensino, não considerar verbas oriundas de situações de desemprego e a consideração sobre a realidade de configuração das famílias brasileiras, que apresentam alto índice de ausência paternal. Eles pedem explicações sobre o adiantamento e troca do formato do vestibular da UFRGS 2020 pela Reitora da Universidade.

Demais temas

O documento ainda aborda outros temas, oriundos da preocupação dos estudantes com os retrocessos sociais que vêm se apresentando e devem se intensificar nos próximos anos. O texto afirma que “O (des)governo de Michel Temer colocou em xeque as conquistas do Movimento Estudantil dos últimos anos, como o SISU, o Prouni, o FIES e o próprio Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A Emenda Constitucional 95 inviabiliza praticamente todas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado com pressão das/dos estudantes de todo o Brasil, especialmente a meta que propõe o investimento de 10% do PIB para a educação e o Custo Aluno-Qualidade, por isso, deve ser revogada.”

O documento ainda pede paridade nas eleições e nos conselhos, de forma a garantir que “todos aqueles e aquelas que a constroem serão representados de maneira igual!” A íntegra da carta está disponível aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: