30 de novembro de 2018
Integrando as ações do ANDES-SN em defesa da Educação Pública, a Assembleia Geral Docente da última quarta-feira (28) deliberou pela realização, em 05 de dezembro, de um Dia de Mobilização. Haverá panfletagem no entorno do Campus Central, com encontros às 8h e às 11h30 em frente à Faculdade de Educação (Faced), e debate sobre a Previdência, agendado para as 15h no auditório da Faculdade de Economia. As atividades estão sendo organizadas conjuntamente com a Assufrgs e demais entidades da Ufrgs.
A intenção da panfletagem é informar a população sobre a importância da universidade para a sociedade brasileira, incluindo o ensino de qualidade, a pesquisa básica e aplicada, ações de extensão com prestação de serviços abertos a toda a sociedade. Também será intensificada a campanha para barrar a cobrança de mensalidades e pelo orçamento público integral para a Educação.
Mobilização Nacional
Atividades temáticas, mobilizações e paralisações acontecerão em todo o Brasil, com participação de sindicatos e outras entidades ligadas ao setor, inclusive a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes. Em Brasília (DF), a agenda de atividades inclui uma audiência pública, pela manhã, que visa sensibilizar os deputados para a defesa das universidades e escolas públicas, e à tarde, o relançamento da Frente Nacional Escola sem Mordaça, seguido da mesa de debate “Os desafios da educação pública em tempos de restrição democrática”.
A iniciativa foi definida por ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe e Fenet, no dia 13 de novembro, para dar prosseguimento às articulações de mobilização em defesa da educação pública. As entidades têm se mobilizado para combater os recentes ataques, como ações policiais e judiciais nas instituições de ensino para cercear o livre debate, a possibilidade de transferência das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o projeto Escola Sem Partido. Também participam dessa articulação a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).