Manifestações e mobilizações por todo o Brasil estão marcadas para os dias 4 e 5 de dezembro, quando se realizam os dias de luta pela Educação Brasileira. Os eventos são promovidos por entidades da educação federal, entre as quais está o ANDES-SN.
Em nota emitida a todas suas seções sindicais, a entidade afirma que “Nossa tarefa é protagonizar, junto com as demais entidades e categorias, todas as iniciativas na defesa dos direitos, pelas liberdades democráticas e contra os retrocessos”. Segue dizendo que, “diante do agravamento da conjuntura, em especial após o resultado eleitoral do segundo turno que colocaram como foco dos ataques do governo eleito a educação pública superior e o funcionalismo público, avaliamos a necessidade de intensificar a mobilização ainda este ano”. Confira a íntegra aqui.
O objetivo dos eventos é combater os recentes ataques à educação pública, tais quais as ações policiais e judiciais nas instituições de ensino para cercear o livre debate, a possibilidade de transferência das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o projeto Escola Sem Partido. Mais informações estão disponíveis aqui. No ANDES/UFRGS, a participação nas atividades do dia 5 será deliberada em Assembleia no dia 28 de novembro, às 11h30, na sala 512 da Faculdade de Educação.