12 de novembro de 2018
Unificar para resistir. Este é o lema que docentes de todo o País devem assumir para enfrentar as intimidações contra a categoria, a educação e o serviço público – incluindo ameaças a direitos e conquistas do setor e da classe trabalhadora, assim como ataques físicos e morais registrados em diferentes partes do Brasil e acirrados com os resultados da eleição presidencial de 2018.
O projeto vencedor, que tem como base a privatização, a terceirização e o desmonte dos serviços públicos, está trazendo à tona a violência contra as liberdades, inclusive nas universidades públicas. Nossos desafios são muitos, e é necessário construir a mais ampla unidade em defesa da democracia, dos serviços públicos, da liberdade de expressão dos professores e da Universidade Pública, de Institutos Federais e Cefets.
Em meio a esse contexto, o Sindicato Nacional tem se posicionado e agido incessantemente na defesa dos direitos e pela autonomia universitária. Entre as medidas já tomadas, estão diversas notas de repúdio, articulação com outras entidades, mobilização da categoria e participação em reuniões decisivas, como o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 548, realizado pelo STF no final de outubro e que declarou inconstitucionais as várias ações realizadas a pedido da Justiça Eleitoral em 35 universidades às vésperas do pleito.
Confira aqui as ações já realizadas pelo ANDES-SN, tudo que está em curso e o que ainda será colocado em prática pela defesa dos direitos.
Assembleia Geral Docente e próximas reuniões
No dia 28 de novembro, mais uma Assembleia Geral Docente será realizada na UFRGS. O encontro, agendado para as 11h30 no Campus Central, tem como pauta a divulgação das orientações do ANDES-SN para a manutenção de liberdade de cátedra, além da deliberação sobre as ações do Dia Nacional de Lutas, que será realizado em 05 de dezembro, e a instalação de Assembleia Geral Permanente. Os resultados do encontro serão levados à próxima reunião conjunta do setor das federais e do setor das estaduais/municipais, no dia 02 de dezembro.
Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o ANDES-SN realizará o Seminário “Reorganização da Classe Trabalhadora diante dos Desafios do Período”. A atividade, uma deliberação do 63º Conad, foi ajustada para responder às exigências impostas pela conjuntura política, com objetivo de discutir propostas e anúncios do próximo governo para a Educação e o Funcionalismo Público, assim como preparar os docentes para o 38º Congresso do ANDES-SN, que será realizado entre 28 de janeiro e 02 de fevereiro, em Belém (PA).