• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

Assembleia Geral e Plenária afinam ações pela Democracia

Os recentes ataques à autonomia universitária, além de ameaças a alunos e professores dentro das instituições de ensino, motivaram a comunidade da UFRGS a manter as mobilizações pela Democracia. Na última quarta-feira (31), foram realizadas Assembleia Geral Docente e Plenária do Comitê UFRGS pela Democracia, no intuito de organizar agendas e ações concretas.
Entre as resoluções tratadas na assembleia, está a confecção de um manual de orientações, já em produção pela Assessoria Jurídica do ANDES/UFRGS, que enfatiza a autonomia e a liberdade de ensinar, previstos na Constituição, além de endereços e telefones para denúncias de eventuais assédios.


Ainda com base no princípio da autonomia, será encaminhada uma carta à Reitoria para saber as medidas que estão sendo tomadas para a manutenção deste direito, e mantida a articulação com outras entidades do campo democrático em defesa da Universidade Pública. Os docentes também acordaram em pedir um posicionamento do Conselho Universitário (Consun), e aprovaram as alianças do Sindicato Nacional com outras entidades, especialmente Andifes e Conif.

UFRGS pela Democracia
Assim como na Assembleia Geral, na Plenária ficou acordada a manutenção do Comitê UFRGS pela Democracia, criado a partir de iniciativa de DCE, APG, Assufrgs, ANDES/UFRGS e Coletivo Professores pela Democracia. O objetivo do grupo é unificar a agenda de mobilização e acolher denúncias de ameaças sofridas por membros da comunidade da UFRGS em decorrência do avanço do fascismo – realidade já enfrentada em diversas universidades brasileiras, inclusive gaúchas.
Mais de 200 estudantes, professores e técnicos participaram da reunião, realizada na sede do DCE. A comunidade universitária decidiu organizar um amplo esclarecimento junto à sociedade a respeito da importância da universidade para a produção de conhecimento em ciência, tecnologia, artes, saúde e diversas outras áreas, além de trabalhar em aliança com sindicatos para organizar uma greve geral contra a Reforma da Previdência, provável prioridade do governo Bolsonaro. Na próxima segunda-feira (05), o comitê se reunirá novamente para delinear, na prática, estratégias e cronograma.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: