• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

SESUNIPAMPA e ANDES-SN: reunião sobre processos contra docentes

05 de outubro de 2018

Em reunião com a Comissão do ANDES-SN de Enfrentamento à Criminalização e à Perseguição Política a Docentes, ocorrida no dia 24 de setembro, diretores do SESUNIPAMPA definiram os próximos passos – jurídicos e institucionais – a serem tomados nos casos dos processos contra as professoras Letícia de Faria Ferreira e Lúcia Britto Corrêa. Para as entidades, está claro que há perseguição política e moral às docentes.

Entenda o caso

Em 2015, a professora Letícia denunciou publicamente irregularidades em concurso para o campus de São Borja, resultando no favorecimento de um candidato. Na época, a revelação culminou com uma investigação da Comissão de Ética da Universidade, comandada pela professora Lúcia. Com a mudança na Reitoria, em 2016, o concurso foi homologado – contrariando o parecer do Conselho de Ética – e abriu-se um processo disciplinar contra Letícia, alegando que as acusações induziram o erário ao erro. Em paralelo, Lúcia também passou a responder processo disciplinar por supostamente ter favorecido uma candidata em concurso. Em 2018, ambas foram comunicadas que seriam exoneradas, mas entraram com recursos e aguardam há mais de seis meses um posicionamento.

Guinter Tlaija Leipnitz, vice-presidente do SESUNIPAMPA e 1° secretário do ANDES Regional-RS, conta que a perseguição se deve ao fato de o candidato favorecido ter relações estreitas com a nova direção, em especial, o vice-reitor. Além disso, a partir da denúncia de Letícia, uma investigação policial encontrou diversos problemas procedimentais –  há muito conhecidos, mas nunca divulgados. “Agora, eles precisam de bodes expiatórios, e é o que estão fazendo com as colegas. Ao mesmo tempo, mandam um recado claro para os demais docentes sobre as consequências de denunciar irregularidades.” Para ele, a drasticidade das punições tem como objetivo silenciar esta e quaisquer outras denúncias de irregularidades.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: