Pauta:
1 – Mobilizações contra a Reforma da Previdência no dia 19 de fevereiro
2 – Eleição de próxima diretoria do ANDES-SN terá duas chapas
3 – Ouça o Voz Docente pela Internet
1 – Mobilizações contra a Reforma daPrevidência no dia 19 de fevereiro
Após acenar com o adiamento da discussão, o Presidente da Câmara Rodrigo Maia agendou o debate e a votação em primeiro turno da PEC 287/16 (Reforma da Previdência) para os próximos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Leia aqui a Emenda que será debatida. Sobre o teor da Emenda, leia mais aqui.
Para barrar essa reforma, as centrais sindicais convocaram para segunda-feira, 19 de fevereiro, um Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, também chamado como Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações, pelos servidores federais.
Em Porto Alegre, haverá uma agenda unificada de mobilização organizada pelas centrais. Veja aqui o panfleto de convocação.
Confira a agenda:
5h – Manifestação no Aeroporto Salgado Filho, acompanhando a ida dos deputados federais a Brasília
7h – Manifestação e panfletagem na Rodoviária de Porto Alegre
9h – Ato Público em frente ao INSS (Travessa Mário Cinco Paus)
10h – Ato em Defesa da Fundação Zoobotânica, na Avenida Borges de Medeiros, 261.
17h – Concentração de docentes e técnicos no pátio da Faculdade de Educação da UFRGS para caminhada com panfletagem até o centro da cidade
Participe! Essa luta é de todos nós!
2 – Eleição de próxima diretoria do ANDES-SN terá duas chapas
Duas chapas inscreveram-se para participar do processo de eleição da nova diretoria do Sindicato Nacional, para a gestão do biênio 2018/2020.
A inscrição das duas chapas ocorreu no dia 27 de janeiro, durante o último Congresso do ANDES-SN, quando foram apresentados os nomes do(a) presidente, secretário(a) geral e tesoureiro(a) de cada chapa. A lista dos demais nomes de cada lista deve ser completada até 27 de fevereiro.
Chapa 1, “ANDES Autônomo e de Luta”
A Chapa 1 é encabeçada pelo prof. Antônio Gonçalves Filho (Universidade Federal do Maranhão), contando ainda com a profª Eblin Farage (Universidade Federal Fluminense) na Secretaria-Geral e a profª Raquel Dias Araújo (Universidade Estadual do Ceará) na Tesouraria.
Também participa da Chapa 1 o prof. Ponge, da UFRGS, no cargo de Segundo Secretário da Regional/RS. Robert Ponge é professor titular aposentado do Instituto de Letras da UFRGS e, atualmente, docente convidado do PPG em Letras da UFRGS.
A denominação da Chapa 1, “ANDES Autônomo e de Luta”, deixa claro quais são seus eixos de referência: a autonomia em relação aos governos, às reitorias e aos partidos políticos; a luta para conquistar melhores condições de vida, ensino, trabalho e pesquisa e a luta para resistir às contrarreformas governamentais que atacam os direitos trabalhistas, a previdência, a Universidade Pública e Gratuita.
No entender do prof. Antônio Gonçalves Fº: “Este momento é bastante significativo para o nosso sindicato, porque fortalece a nossa democracia interna e a nossa chapa vem dentro de um contexto de muitas lutas e a forma que nos organizamos pela base e com autonomia caracterizam a nossa chapa”.
Chapa 2, “Renova ANDES”
A Chapa 1 é encabeçada pela profª Celi Taffarel (Universidade Federal da Bahia), contando ainda com a profª Maria de Lourdes Nunes (Universidade Federal do Piauí) na Secretaria-geral e o prof. Everaldo Andrade (USP) na Tesouraria.
A denominação da Chapa 2, “Renova ANDES”, deixa claro que pretende renovar o Sindicato Nacional. Mas como? No entender do prof. Everaldo Andrade: “A nossa chapa representa uma trajetória de construção da unidade de vários grupos e de docentes de várias universidades, que vem desenvolvendo um esforço para recuperar uma série de bandeiras que estava sendo esquecida pelas últimas gestões do ANDES-SN”.
O Manifesto da Chapa 2 afirma que o ANDES-SN necessita de uma “reorientação política”: “De fato, entendemos que o ANDES-SN necessita de uma nova orientação” que elimine o “exclusivismo e sectarismo que predominam há anos na entidade”. O presidente da CUT/Bahia e o Reitor da UFBA compareceram à Convenção do “Fórum Renova ANDES” para dar seu apoio à chapa lançada na reunião.
Processo eleitoral
As chapas terão até o dia 27 de fevereiro para apresentar os demais nomes que compõem a lista completa.
As eleições devem ocorrer, por votação direta e secreta em todo o Brasil, nos dias 9 e 10 de maio de 2018. Poderão votar os docentes filiados até o dia 8 de fevereiro de 2018 e em dia com suas mensalidades até 8 de março de 2018.
Os sócios da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS que desejarem esclarecer ou regularizar a quitação das mensalidades podem contatar a tesouraria pelo e-mail tesouraria_sec_sind_andes@ufrgs.br . Para filiar-se ao ANDES-SN, leia as orientações aqui.
3 – Ouça o Voz Docente pela Internet
- Ouça AQUI o programa nº 06/2018, do dia 7 de fevereiro de 2018
No Roteiro:
– Os coordenadores do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões de Gênero, Étnico-Raciais e de Diversidade Sexual do Andes Caiuá Al-Alam e Caroline Araújo falam sobre os documentários lançados durante o Congresso;
– E apresentamos o sexto capítulo da radionovela “Rosa Luxemburgo, vida e obra de uma lutadora pelo socialismo democrático”.
Notícias Expressas
1- Eleição do ANDES-SN para o próximo biênio terá duas chapas
2 – Campanha de sindicalização foi lançada no 37° Congresso
- Ouça AQUI o programa nº 07/2018, do dia 14 de fevereiro de 2018
No Roteiro
– Apresentamos a primeira parte da entrevista com o diretor do Instituto Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, sobre a contrarreforma da Previdência, congelamento dos gastos públicos e modelo de Estado;
– E o sétimo capítulo da radionovela “Rosa Luxemburgo, vida e obra de uma lutadora pelo socialismo democrático”.
Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL, da FURG e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!
1 comentário