Pauta:
1 – Novas normas para progressão docente na UFRGS já estão em vigor
2 – 37º Congresso do ANDES-SN acontecerá entre 22 e 27 de janeiro em Salvador (BA)
3 – Decreto do governo federal extingue mais de 60 mil cargos no serviço público
4 – Ouça o Voz Docente pela Internet
1 – Novas normas para progressão docente na UFRGS já estão em vigor
Foi publicada, nesta quarta-feira, 10 de janeiro, a Decisão 331/17 do Conselho Universitário, que estabelece as normas para progressões e promoções de docentes na Ufrgs que serão aplicadas às progressões e promoções docentes solicitadas a partir do dia 22 de dezembro de 2017.
A partir de amplo debate, promovido pelos representantes docentes, pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e pela Seção Sindical do Andes-SN, se produziu um regramento que incorpora muitas propostas construídas pelos docentes.
Entre os avanços da nova Decisão, cabe destacar a autonomia das unidades, a valorização da extensão, da formação e das atividades administrativas, o aproveitamento de excedentes de interstícios anteriores, a automatização das acelerações, a integralidade dos efeitos – inclusive financeiros – desde a data em que o docente completou a pontuação e o prazo necessário para progredir.
Leia aqui a avaliação da Representação Autônoma Docente. Sobre as alterações aprovadas, leia mais aqui.
Em acordo com o parágrafo 4º do Artigo 1°, cada Departamento deverá propor ao Conselho da Unidade uma resolução fixando a pontuação correspondente a cada atividade de pesquisa, extensão e administrativa, nos limites estabelecidos pelos Anexos 2 e 3. O Departamento também poderá incluir itens relativos a pesquisa e extensão não contemplados no Anexo 2.
Progressão é direito, não é privilégio! Parabéns a todas e todos que participaram dos debates, nos diferentes espaços da Universidade.
2 – 37º Congresso do ANDES-SN acontecerá entre 22 e 27 de janeiro em Salvador (BA)
O 37º Congresso do Sindicato Nacional acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro, em Salvador (BA), com o tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”.
Instância máxima de deliberação da categoria, o congresso se reúne anualmente para debater e deliberar as posições centrais e linhas de atuação da entidade.
Prevê-se a presença de cerca de 350 delegados e mais de 50 observadores representando mais de 70 seções sindicais espalhadas nas Instituições de Ensino Superior de todo o país.
O evento é organizado em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia – Aduneb/Seção Sindical do ANDES-SN.
Professora da Escola de Administração representará a Seção Sindical
A Seção Sindical/UFRGS será representada no Congresso pela professora Sueli Goulart, docente da Escola de Administração e membro da diretoria da Seção, que foi eleita delegada na Assembleia Geral de 03 de janeiro.
O 37º Congresso foi convocado pela circular nº 340/2017, de 09/10/2017, que pode ser lida aqui.
As propostas de resolução que serão apreciadas no Congresso constam do caderno de textos e de um anexo.
Para debater esses textos, será realizada reunião no dia 16 de janeiro, das 15 às 18 horas, na sala 402 da Faculdade de Educação da Ufrgs. Participe!
3 – Decreto do governo federal extingue mais de 60 mil cargos no serviço público
Em mais um ataque aos servidores públicos federais, com o objetivo de desmontar os serviços públicos ofertados à população, o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10), o Decreto 9262/18, que extingue 60.923 cargos. As vagas dos cargos que não estiverem ocupadas serão extintas imediatamente. Já as que vierem a vagar, não serão repostas. Além disso, o Decreto 9262 veda ainda a abertura de concurso público e provimento de vagas adicionais para outros 58 cargos, todos para técnicos-administrativos (TAE) das Instituições Federais de Ensino (IFE).
Diretamente relacionados a Educação Federal, são mais de 4 mil cargos extintos, a maioria para TAE das IFE em diferentes áreas de atuação. Em relação ao Magistério Superior, o decreto extingue 70 cargos de Professor de 1º e 2º Grau – do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com código de referência 60011,- dos quais 8 já estão vagos e 62 estão ocupados.
Segundo Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, para além de mais um ataque aos servidores, a medida é um ataque à toda a população brasileira usuária dos serviços públicos, muitos deles essenciais como Saúde e Educação. A presidente do ANDES-SN reforça a necessidade de intensificar a unidade da classe trabalhadora na luta para barrar os ataques do governo e pela revogação da Emenda Constitucional 95 – que limitou o s gastos primários da União em 20 anos.
Confira aqui o decreto com as tabelas dos cargos extintos
4 – Ouça o Voz Docente pela Internet
- OuçaAQUIo programa nº 02/2018, do dia 10 de janeiro de 2018
No Roteiro:
– Entrevistamos o MC Chagas do coletivo Vozes da Rua, de Juiz de Fora, sobre o SLAM, um movimento que utiliza a poesia como forma de resistência.
– E apresentamos o segundo capítulo da radionovela “Rosa Luxemburgo, vida e obra de uma lutadora pelo socialismo democrático”.
Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL, da FURG e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!