• Sindicalize-se!

  • Site ANDES-SN

  • Assessoria Jurídica

  • Cartão TRI Passagem Escolar

  • Cartilha sobre Assédio Moral

InformANDES na UFRGS, nº 51, 19-20/11/2017

 

PAUTA:                                                         

1-Ato em defesa da Ciência e Tecnologia públicas, no RJ

2-Docentes participarão de Caravana à Brasília, no dia 28, contra os ataques do governo

3-Técnico-administrativos em educação entraram em greve nacional

4-Novembro Negro na UFRGS

1-Ato em defesa da Ciência e Tecnologia públicas, no RJ

image002 (2)

Docentes de seções sindicais e da diretoria do ANDES-SN, junto com outras entidades, participaram, no sábado 11 de novembro, da Marcha pela Ciência, realizada na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Manifestações similares vem ocorrendo em diversos estados brasileiros, inclusive no RS.

A Marcha teve por objetivo denunciar os cortes no orçamento de C&T: desde 2014, todas as políticas públicas vêm sofrendo sucessivos cortes; neste ano de 2017, os recursos repassados para a pasta de C&T foram da ordem de R$ 5,9 bilhões e já foram reduzidos em 25% no orçamento de 2018.

O ANDES-SN cobra do governo a imediata recomposição do orçamento de Ciência e Tecnologia, vinculando-a à luta contra os cortes em outras políticas públicas e contra a privatização. Ou seja, por conhecimento sem cortes e sem privatização.

O Sindicato Nacional combate, por exemplo, a privatização que se dá por dentro dos institutos e universidades públicas, agora legitimados pelo Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (criado em 2016). Pois, o referido Marco Regulatório institucionaliza formas não clássicas de privatização, como o compartilhamento com o setor privado da estrutura física, da mão-de-obra e do conhecimento acumulado das universidades e institutos públicos, bem como a cessão ao setor  privado do patrimônio intelectual desenvolvido nas IES públicas, com recursos da União.

Por sua vez, o Sindicato Nacional defende que a Ciência e Tecnologia desenvolvidos nos espaços públicos sejam voltados para solucionar os problemas do povo brasileiro.

O ANDES-SN tem buscado unidade de ação com entidades e movimentos que estejam nas ruas contra os cortes orçamentários e a agenda regressiva do governo federal.

Também, o Sindicato Nacional tem feito ampla campanha de divulgação dos impactos negativos do novo marco regulatório, tendo como referência a cartilha Marco Legal de C&TI – Riscos e consequências para as universidades e para a produção científicas no Brasil. 

2- Docentes participarão de Caravana à Brasília, no dia 28, contra os ataques do governo

image007

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) está convocando uma caravana a Brasília, a realizar-se no dia 28 de novembro.

O protesto tem, entre seus eixos, a luta contra a Medida Provisória 805/2017, contra a Reforma da Previdência e pelas revogações da Emenda Constitucional 95 – que congelou o orçamento da União para despesas primárias -, e da Lei das Terceirizações, além de outros ataques aos direitos dos trabalhadores e aos serviços públicos.

A Diretoria do Sindicato Nacional convocou as seções sindicais a participarem da Caravana e da manifestação na Esplanada dos Ministérios, em 28 de novembro, como forma de enfrentar os ataques do Governo, de defender os serviços públicos, bem como o conjunto da população trabalhadora.

Leia mais aqui: Docentes participarão de Caravana à Brasília dia 28 contra os ataques do governo

3-Técnico-administrativos em educação entraram em greve nacional

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) das universidades federais entraram em greve na sexta-feira 10 de novembro. A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada em uma plenária nacional da Fasubra, realizada no Rio de Janeiro (RJ) em 22 de outubro.

Entre as pautas da categoria estão a defesa da educação e dos serviços públicos, o combate ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), a rejeição do aumento, de 11% para 14%, da contribuição previdenciária para servidores e a luta para barrar a contrarreforma da Previdência.

Segundo quadro de greve divulgado pela Fasubra, os número atualizados apontam que são 30 instituições federais de ensino em greve, 16 em estado de greve, 18 que não aderiram. Doze instituições ainda realizarão assembleias. A Assufrgs realiza Assembleia Geral nesta segunda-feira, dia 20, às 14h.

Leia mais: Técnico-administrativos em educação entram em greve

Leia mais: 30 universidades do país já aderiram à greve nacional da Fasubra. A última foi a UFOP

4-Novembro Negro na UFRGS

image011 (1)

Com o desejo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial, grupos e unidades de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criaram o Novembro Negro. A proposta original faz parte da iniciativa da direção da Faculdade de Educação (Faced) de promover meses temáticos para dar visibilidade às minorias e estimular o diálogo em torno de assuntos relevantes que nem sempre conseguem o merecido reconhecimento.

Nesse sentido, o Novembro Negro na UFRGS promoveu e promove uma série de atividades reflexivas, de resistência e empoderamento. O ápice acontece em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 2011 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro.

Novembro Negro na UFRGS realiza atividade “Sim, Representatividade Importa”, nesta segunda-feira, dia 20 de novembro: no Dia da Consciência Negra, todas as pessoas negras da UFRGS são convidadas para participar de uma foto coletiva. Acontece às 12h30, na frente da Reitoria, junto ao símbolo da UFRGS. Leia mais: Movimento Novembro Negro realiza atividade dia 20 na UFRGS

Para participar do evento no Facebook, clique aqui.

Leia mais e veja a programação do Novembro Negro clicando aqui

Quer saber mais sobre o Novembro Negro na UFRGS, acesse: ufrgs.br/faced/novembronegro/

Acompanhe as fotos e detalhes dos eventos também no Facebook, clique aqui.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • FUTURE-SE EM DEBATE

  • Canal Docente

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: