• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2017
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 24, 09/06/2017.

A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS e a Assufrgs convidam: aula pública com Mauro Iasi nesta terça-feira, 13 de junho

image003 (8)

PAUTA:

1 – Centrais sindicais e ANDES-SN preparam greve geral contra as reformas

2 – Agenda de mobilização

3 – Seminário sobre mineração

4 – Ouça o Voz Docente pela internet

1 – Centrais sindicais e ANDES-SN preparam greve geral contra as reformas

As Centrais Sindicais, reunidas na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, apontaram em unidade a construção de uma nova Greve Geral para o dia 30 de junho. A paralisação de 24 horas integra o calendário de lutas definido pelas Centrais para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, pela revogação da Lei da Terceirização e pelo Fora Temer. Decidiu-se também convocar um Dia Nacional de Mobilização para 20 de junho, com atos e panfletagens.

Na quarta-feira, 7 de junho, houve nova reunião das centrais na sede do Dieese, em São Paulo, para discutir os preparativos rumo à Greve Geral. Com a avaliação de que a proposta de uma nova paralisação nacional já está ganhando apoio entre os trabalhadores, os dirigentes discutiram iniciativas para intensificar e ampliar ao máximo a divulgação e fortalecer a construção da mobilização. A partir das resoluções da reunião ocorrida no último dia 5, as centrais reforçaram a importância de que sejam realizadas, desde já, assembleias em todas as categorias, para divulgar e decidir pela base a adesão à Greve Geral do dia 30/6. Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 21, às 14h30, na sede do Dieese.

“O debate da nova Greve geral já está na rua, nas conversas dos trabalhadores. O dia 30 tem tudo para ser maior que a vitoriosa greve de abril. Por isso, precisamos canalizar todas as nossas forças para construir essa nova paralisação”, disse o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes. “Nesse sentido, o dia 20, deve ser um forte dia de agitação para divulgarmos e fortalecemos a construção da Greve Geral do dia 30”.

Docentes debatem a crise política e decidem adesão à greve geral

Docentes das universidades federais e estaduais de todo país realizaram uma rodada de assembleias de 29 de maio a 7 de junho para deliberar sobre a reafirmação da consigna “Fora Temer!”,  debater as consignas para a nova conjuntura e definir uma posição indicativa sobre a Greve Geral de 30 de junho.

A Assembleia dos Docentes da UFRGS foi realizada na terça-feira, dia 6, no miniauditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no Campus do Vale. A Assembleia aprovou, por unanimidade, indicativo de adesão à Greve Geral no dia 30, que deverá ser ratificado em nova assembleia de docentes, em data a ser confirmada. Após debate sobre a conjuntura política, a Assembleia também aprovou, por consenso, as consignas “pela revogação da PEC 55” e “nenhum direito a menos” e, por maioria de votos,  a consigna das “Eleições Gerais e Diretas Já”.

Também foi aprovada a participação nas atividades agendadas pelo Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência (ver agenda de mobilização abaixo) e na Aula Pública “Crise política e caminhos para o poder popular” com o professor Mauro Iasi no dia 13 de junho, atividade promovida pela Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS e pela Assufrgs. Mauro Iasi é professor do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da UFRJ e ex-presidente da Associação de Docentes da UFRJ. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM- ESS – UFRJ) e se dedica aos temas da ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Mailiz Garibotti Lusa participa da atividade como debatedora; é professora do Departamento de Serviço Social, do Instituto de Psicologia da UFRGS, e diretora da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.

Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência organiza mobilização contra as reformas

Em ampla reunião, realizada na segunda-feira, dia 5, o Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência definiu um calendário de mobilização contra as reformas e como aquecimento para a greve geral. Na terça-feira, dia 6, debaixo de chuva, foi realizado ato contra as reformas na Esquina Democrática de Porto Alegre. Sindicalistas, parlamentares e ativistas revezaram-se ao microfone, denunciando a retirada de direitos contida nas propostas de reforma trabalhista e da Previdência. Em meio ao ato, indignou ainda mais os presentes a notícia da aprovação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ao microfone, foi exigida a saída de Temer e a realização de eleições diretas imediatamente. Confira, abaixo, a agenda de mobilização aprovada pelo Fórum.

2 – Agenda de mobilização

Domingo, 11 de junho

11h – Ato-show “Porto Alegre por Diretas Já”, no Parque da Redenção

Terça-feira, 13 de junho

18h30 – Aula pública: Crise política e caminhos para o poder popular, com o professor Mauro Iasi da UFRJ, tendo como debatedora a professora Mailiz Lusa

Onde: auditório da FABICO (Rua Ramiro Barcelos, 2705 – Campus Saúde)

Quarta-feira, 14 de junho

Debate sobre a conjuntura estadual, no Sindicaixa

Terça-feira, 20 de junho – Dia Nacional de Mobilização

17h30 – Ato unificado na Esquina Democrática (a ser confirmado)

Quinta-feira, 22 de junho

18h30 – Plenária de Mobilização do Fórum em Defesa da Previdência para a Greve Geral (em local a ser definido)

Sexta-feira, 30 de junho

Greve Geral

3 – Seminário debate impactos da mineração no bioma do Pampa

image005 (2)

Nos dias 5 e 6 de junho, o Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (Gtpaua) realizou em São Lourenço do Sul o Seminário Regional sobre os Impactos dos Projetos de Mineração. O evento contou com o apoio da Regional Rio Grande do Sul, das seções locais do ANDES-SN, de uma comissão formada por docentes da FURG (campus São Lourenço do Sul) e representantes de outras organizações e movimentos. Entre os convidados para palestrar estavam docentes e pesquisadores das universidades UFPEL, FURG, UFRGS, Unipampa e UFMT e da Embrapa.

Entre os mais de 400 inscritos estavam estudantes das universidades locais, membros de movimentos sociais, associações, grupos organizados, indivíduos interessados no tema e autoridades. A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS esteve representada pelos professores Rafael Kruter Flores e Paulo Brack, este palestrante do evento. O evento contou ainda com o relato da Presidente de base de Las Rondas Campesinas da província de Cajamarca, Peru, localidade muito cobiçada por seu potencial metalífero.

Na pauta, o projeto de mineração a céu aberto da empresa Votorantim, que pretende explorar cobre, chumbo e zinco no município de Minas do Camaquã. Sob as consignas “Já sabemos! Não queremos!” e “Mineração aqui não!”, as apresentações se dedicaram a evidenciar os aspectos destrutivos do projeto, nas suas diversas dimensões ecológica, econômica, social, cultural e histórica. O projeto está sendo contestado pelos distintos grupos por não apresentar nenhum benefício para a região e ainda oferecer riscos de proporções desconhecidas para toda a bacia do rio Camaquã e o porto de Rio Grande, por onde os minérios seriam escoados para o mercado internacional, especialmente Europa e China. A tramitação do EIA/RIMA foi contestada na FEPAM e a empresa terá que refazer os estudos até fevereiro de 2018.

Ainda segundo relatos, as audiências públicas que têm sido realizadas não têm ajudado a esclarecer a população que vive nas regiões potencialmente afetadas acerca do projeto, pois não têm sido amplamente divulgadas nas comunidades e não têm oferecido espaços de fala de oposição ao projeto, fatos que colocam em xeque a possibilidade de se alcançar uma decisão democrática acerca do mesmo. Neste sentido, torna-se necessário promover eventos tais como o seminário, para reunir informações e conscientizar as pessoas acerca do que está em jogo neste processo. Leia mais sobre o evento aqui .

4 – Ouça o Voz Docente pela internet

Ouça AQUI o programa nº 23/2017, do dia 7 de junho de 2017

No Roteiro

– A presidente da ADUFPel, professora Celeste Pereira, faz uma avaliação e um balanço da gestão que se encerra neste mês.

– O Conde Pié fala de um tema bastante cabeludo: inocência. E como ele mesmo diz, falar de inocência hoje em dia é quase nadar de poncho contra a correnteza.

Notícias Expressas

1) Assembleia Geral de Docentes aprova participação na greve geral e defesa das Diretas Já!

2) Mais de 55 entidades lançam Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já

3) Graduandos do curso de História da UFRGS criam mapa virtual que apresenta pontos de Porto Alegre ligados ao regime militar

Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL, da FURG e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

1 comentário

  1. InformANDES na UFRGS, nº 26, 19/06/2017. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: