• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2016
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Colégio João XXIII debate o Escola sem Partido e mantém defesa do pluralismo

No dia 13 de outubro, o Colégio João XXIII organizou um debate sobre os projetos Escola sem Partido, com a comunidade de alunos, familiares e professores da escola. O debate foi coordenado pela presidente da Fundação Educacional João XXIII, Laura Eifler Silva, e mediado pelo professor de história do Colégio, Rogério Carriconde.

O vereador Valter Nagelstein foi convidado para apresentar seu projeto, encaminhado à Câmara Municipal de Porto Alegre; e a Frente Gaúcha Escola sem Mordaça foi convidada para apresentar sua posição contrária ao projeto. A Frente foi representada pela professora Elisabete Búrigo, doutora em Educação e diretora da Seção Sindical ANDES/UFRGS. Participaram também do debate o advogado José Antonio Rosa, favorável ao projeto, e Fernando Nicolazzi, pai de estudante e professor de História da UFRGS.

O evento havia sido divulgado como um “bate-papo”, uma troca de ideias em um ambiente cordial. O vereador, que foi acompanhado de um grupo de apoiadores, tentou criar um clima espetaculoso e de animosidade. Após o debate, o professor Fernando Nicolazzi publicou um texto reflexivo intitulado “Valter Nagelstein e a educação extirpada”. Francisco Marshall, que também é pai de estudante da escola e professor da UFRGS, publicou uma “Carta Aberta a Valter Nagelstein”.

O Colégio publicou uma notícia e uma nota, no dia 19 de outubro, da qual destacamos o final: “A tradição democrática, pluralista e acolhedora do João XXIII assegura o direito de expressão de todas as opiniões. A posição do Colégio João XXIII, fundamentada em seus princípios filosóficos, é garantir que todos tenham a oportunidade de expor seu pensamento. Ao fazer isso, o João XXIII reafirma seu vanguardismo e sua confiança no corpo docente, propiciando à comunidade do Colégio a discussão de temas polêmicos da contemporaneidade. Sempre foi e continuará sendo assim”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: