• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2016
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 93, 14-15/10/2016.

PAUTA:

1-Dia das professoras e dos professores.

2-Deliberações da Assembleia Geral Docente!

3-Dez perguntas e respostas sobre a PEC 241/2016.

4-Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça propõe uma campanha para o Dia do Professor.

1-Dia das professoras e dos professores

dia-do-professor-2016

Que neste Dia do Professor as más lembranças não ofusquem as boas, nem a grandeza de nossa missão!
Cumprimo-la meramente dando o exemplo, e aqui seguiremos resistindo.
Boa luta!

image003-11

Professor, em época de PEC 241!

2-Contra a PEC 241 e em defesa da Educação Pública, a Assembleia Geral Docente decidiu: a) aderir ao Dia Nacional de Luta de 24 de outubro; b) lançar indicativo de adesão ao Dia de Paralisação Nacional e Geral de 09/11

Realizada nesta quinta-feira 13/10, a Assembleia Geral Docente registrou um expressivo crescimento de presenças.

Preocupado(a)s, as/os colegas compareceram para debater as formas de resistência à enxurrada de ataques que o governo Temer está promovendo contra a Educação e Saúde Públicas e contra os direitos sociais. Compareceram para debater como bloquear a PEC 241/2016!

Houve debate rico e democrático, durante o qual a situação foi avaliada e apareceram várias propostas. Foram todas aprovadas por unanimidade. A Assembleia Geral deliberou,:

-aderir ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisações, contra a PEC 241 e em defesa da Educação Pública, a realizar-se, provavelmente, no dia 24/10. O Dia Nacional estava marcado para o dia 25/10, mas, como o presidente da Câmara Federal marcou a votação do 2º turno da PEC/241 para o dia 24, várias entidades nacionais já tomaram a iniciativa de adiantar a mobilização para o dia 24. A própria Assembleia Geral emitiu posicionamento neste sentido, que foi enviado à Diretoria do Sindicato Nacional.

-Durante a reunião surgiram várias propostas de atividades sendo aprovadas para o Dia 24: a) atividades de mobilização, com panfletagens, nos Campi, na parte da manhã; b) Ato Universitário, às 13h, diante da FACED (Campus Centro), seguido de caminhada até o Centro para se unir às demais categorias e movimentos; c) Vigília Noturna (“Sepultamento da Educação”) para acompanhar a votação da PEC de efeitos devastadores! Foi constituída uma Comissão para preparar a Vigília.

-A diretoria da Seção Sindical está em contato com as demais entidades de servidores para costurar o encadeamento das diversas atividades que ocorrerão durante o dia 24.

-lançar um indicativo de adesão ao Dia de Paralisação Nacional e Geral, contra a PEC 241 e demais Pacotes de Maldades do governo. O Dia de Paralisação Nacional e Geral é proposta das centrais sindicais, sob a denominação de “Greve Geral”, a realizar-se na primeira quinzena de novembro (existindo a proposta de data do dia 09/11, lançada por um conjunto de entidades nacionais).

Orientação da AG: debater, mobilizar

A partir de agora, nas Unidades e no conjunto da Universidade, a orientação da Assembleia Geral é de: a) debater a necessidade de DIZER NÃO À PEC 241 e demais pacotes; b) mobilizar para a participação no Dia Nacional de Protesto e Paralisações de 24/10; c) debater a necessidade de aderir ao Dia de Paralisação Nacional e Geral.

A Assembleia Geral lançou indicativo de adesão ao Dia de Paralisação Nacional e Geral. Na semana anterior ao dia 9, será realizada nova Assembleia Geral para decidir: o ponto de pauta será confirmar, ou não, a adesão dos docentes da UFRGS ao Dia de Paralisação Nacional e Geral.

Visitas às Unidades

A Comissão de Mobilização está sendo ampliada, fortalecida e realizará visitas às Unidades para ouvir o(a)s colegas, conversar com eles, responder perguntas, esclarecer, chamar à mobilização. As unidades que desejarem visitas da Comissão de Mobilização podem entrar em contato para agenda-las através do e-mail deste boletim.

Os próximos boletins trarão informações complementares e atualizadas sobre a preparação do Dia Nacional de 24/10, e sobre as perspectivas para o Dia de Paralisação Nacional e Geral.

Colega: é necessário DIZER NÃO e RESISTIR à PEC 241 – o maior ataque contra a Educação, a Saúde e o Serviço Públicos!

3-Dez perguntas e respostas sobre a PEC 241/2016

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, a profª  Laura Carvalho, docente da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) falou sobre a PEC 241, no último dia 11/10.

Após participar da Audiência, a profª Laura preparou um compilado de dez perguntas e respostas sobre a PEC 241, que o Governo Michel Temer insiste em apontar como a única saída para a crise financeira no país. Confira por que a PEC não é a solução e como na realidade ela prejudicará o desenvolvimento do Brasil: Dez Perguntas e Respostas sobre a PEC 241/2016

Leia sobre a referida Audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado: PEC dos gastos públicos não resolve desequilíbrio fiscal, diz economista…

Saiba mais sobre a PEC 241/2016

PEC 241 esconde privilégios fraudulentos

A PEC 241 significará uma violenta regressão nos direitos e no Serviço Público

PEC 241 é um meteoro prestes a cair no Brasil, por Antonio Carvalho Araujo

Confira mais informações sobre a nota técnica do Dieese sobre a PEC 241.

4-Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça propõe uma campanha para o Dia do Professor

Para o Dia do Professor, a Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça propõe:

-alterar o perfil no FaceBook, no Dia do Professor, divulgando a Frente Escola sem Mordaça. Segue o link para a campanha: http://twibbon.com/Support/escola-sem-morda%C3%A7a  É só fazer login que a pessoa troca a imagem de perfil pela da campanha.

-postar, compartilhar a seguinte msg: “Hoje é dia do professor! Quer homenagear o teu mestre preferido, demonstrar todo o respeito que ele ou ela merece? Então, te posiciona contra o Programa Escola Sem Partido!

O Escola Sem Partido é uma proposta de lei que persegue professores. Qualquer tema polêmico levantado em sala de aula, mesmo que relacionado à matéria, pode ser considerado “doutrinação” e ocasionar na delação anônima do professor. Como garantir uma educação de qualidade num ambiente de censura? Entra no site http://bit.ly/escoladiversa, preenche teus dados e assina a nossa petição a favor de uma escola sem mordaça!”

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: