• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2016
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 65, 05/08/2016.

Em defesa da democracia e da pluralidade!

Contra a desvinculação de recursos para a Educação e a Saúde, contra a extinção do MCTI!

PAUTA:

1- URGENTE: em defesa da Educação, Saúde e Serviço Públicos, é preciso barrar o PLP 257!

2 – Seção sindical realiza Assembleia Geral na próxima quarta-feira, 10/08, às 18h

3 – Contra a criminalização de dez participantes da ocupação da SeFaz/RS, em 15/07

4 – Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 31/2016.

 1 – URGENTE: em defesa da Educação, Saúde e Serviço Públicos, é preciso barrar o PLP 257!

barrar 257

Na próxima segunda-feira, 08/08, deve entrar em votação, pela Câmara Federal, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016. É apresentado como um “Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal”.

Na verdade, o PLP 257/2016 é uma peça essencial do chamado “ajuste fiscal” imposto pelo governo para confiscar salário, suprimir direitos e jogar nas costas do assalariados a responsabilidade pela crise econômica.

O PLP 257 tramita em regime de urgência.

Quais são os principais riscos do PLP 257/2016?

O PLP 257/2016 propõe medidas para um chamado “reequilíbrio fiscal”, sendo estas compostas, entre outros pontos, por um lado, do refinanciamento da dívida dos estados com a União, por outro lado, de um plano de três estágios para cortes de despesas sociais, congelamento salarial, redução do quadro dos servidores, estímulos à privatização.

Caso aprovado, o PLP 257 penalizará o acesso aos direitos sociais, precarizará ainda mais as condições de trabalho, implementará o desmonte dos serviços públicos, impactando de forma nefasta na rede de universidades federais, na saúde pública, saneamento, etc.

Para que mais esse pacote de retirada de direitos não seja aprovado, é essencial a mobilização de todas e todos.

Mobilização: pressionar os deputados em Porto Alegre

Na última terça-feira, 02/08, reuniu-se a Frente/RS contra o PLP 257, organismo que congrega entidades de servidores dos três níveis (municipal, estadual e federal) e quatro centrais sindicais: CSP-Conlutas, CTB, CUT e Intersindical. Foram definidas as seguintes medidas de mobilização para pressionar os deputados federais EM Porto Alegre e A PARTIR DE Porto Alegre:

-chuva de e-mails (ver abaixo) sobre os deputados federais gaúchos, chamando-os a dizer NÃO ao PLP 257;

-organização de uma comitiva de entidades que se fará presente no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, na segunda-feira, 08/08, às cinco horas da manhã, para esclarecer e pressionar os parlamentares que estarão embarcando para Brasília;

-manifestação contra o PLP 257, no mesmo dia, 08/08, a partir do meio-dia, em frente ao Palácio Piratini,  Contra o PLP 257 e Fora Temer, governo que promove o ataque aos direitos sociais e à aposentadoria, o desmonte do Serviço Público e da CLT.

Mobilização em Brasília: pressionar os deputados

O  Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual o ANDES-SN faz parte, convocou seus entidades a fazerem-se presentes numericamente para continuar o corpo a corpo com os parlamentares: recepcionando os deputados no aeroporto de Brasília e organizando comitivas de esclarecimento nos corredores e gabinetes da Câmara Federal

Neste sentido, nosso Sindicato Nacional, o ANDES, convocou sua diretoria e a Comissão Nacional de Mobilização e chamou as seções sindicais a enviarem representantes para a capital federal.

Também, na terça-feira, 09/08, haverá uma reunião ampliada do Fonasefe, reunindo entidades de servidores dos três níveis (municipal, estadual e federal), concretizando a unidade contra o PLP 257.

Enviar chuva de e-mails à bancada federal/RS

Seguem, abaixo:

Proposta de texto de mensagem a postar à bancada/RS

Senhor(a) Deputado(a) da bancada federal do Rio Grande do Sul:

Na qualidade de docente e pesquisador da UFRGS bem como de morador e eleitor do estado do Rio Grande do Sul, venho, pela presente mensagem, solicitar de Vossa Senhoria que vote pela rejeição do PLP 257/2016, porque o referido projeto promove o desmonte do Serviço Público. Em defesa da Educação, Saúde e Serviço Públicos, é necessário dizer NÃO ao PLP 257.

Atenciosas saudações,

Nome”

Lista dos e-mails dos deputados federais representando o RS

dep.afonsohamm@camara.leg.br ; dep.afonsomotta@camara.leg.br ; dep.alceumoreira@camara.leg.br ;dep.bohngass@camara.leg.br ; dep.carlosgomes@camara.leg.br ; dep.covattifilho@camara.leg.br ;dep.danrleidedeushinterholz@camara.leg.br ; dep.darcisioperondi@camara.leg.br ; dep.fernandomarroni@camara.leg.br ;dep.giovanicherini@camara.leg.br ; dep.heitorschuch@camara.leg.br ; dep.henriquefontana@camara.leg.br ;dep.jeronimogoergen@camara.leg.br ; dep.joaoderly@camara.leg.br ; dep.joseotaviogermano@camara.leg.br ;dep.josestedile@camara.leg.br ; dep.luiscarlosheinze@camara.leg.br ; dep.luizcarlosbusato@camara.leg.br ;dep.marcomaia@camara.leg.br ; dep.marcon@camara.leg.br ; dep.mariadorosario@camara.leg.br ;dep.mauropereira@camara.leg.br ; dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br ; dep.onyxlorenzoni@camara.leg.br ;dep.osmarterra@camara.leg.br ; dep.paulopimenta@camara.leg.br ; dep.pompeodemattos@camara.leg.br ;dep.renatomolling@camara.leg.br ; dep.ronaldonogueira@camara.leg.br ; dep.sergiomoraes@camara.leg.br ;

Saiba mais sobre o PLP 257AQUI

Pressão de servidores faz com que votação do PLP 257/2016 seja adiada

2 – Seção sindical realiza Assembleia Geral na próxima quarta-feira, 10/08, às 18h

O ANDES/UFRGS realiza Assembleia Geral Extraordinária, na próxima quarta-feira, dia 10 (dez) de agosto de 2016 (quarta-feira), às 18h00 (dezoito horas), em segunda chamada, no Auditório (sala 102) da Faculdade de Educação – FACED da UFRGS, Campus Centro, com a seguinte pauta:

1) Respostas aos ataques contra o Serviço Público e a Educação Pública;

2) Reajuste da mensalidade de sócio de 0,4% para 0,6%;

3) Assuntos gerais.

Agende-se!

 3 – Contra a criminalização de dez participantes da ocupação da SeFaz/RS, em 15/07

No dia 15/07, durante o movimento de ocupação de escolas pelos estudantes, ocorreu uma atividade de “ocupação” da Secretaria da Fazenda/RS (SeFaz/RS), seguida de violenta intervenção da Brigada Militar.

O Promotor encarregado da questão acaba de denunciar criminalmente dez participantes da ocupação. Na denúncia, oferecida à 9ª Vara Criminal de Porto Alegre, estão incluídos o jornalista Matheus Chaparini (do jornal ) e o cinegrafista Kevin D’Arc!

A Comunidade do Instituto de Psicologia/UFRGS, o Conselho da Faculdade de Educação/UFRGS e os professores e professoras do Departamento de História/UFRGS aprovaram moções em que manifestam seu “veemente protesto por esse indiciamento”. A Seção Sindical ANDES/UFRGS também aderiu as moções.

Está aberta uma petição eletrônica com o mesmo intuito. Divulgamos a petição, propondo ao(à)s colegas que assinem e divulguem, URGENTE: UFRGS contra a criminalização de estudantes

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

4 – Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 31/2016

Voz Docente - Vinheta

Ouça AQUI o programa Voz docente de 06 de julho de 2016.

No roteiro:

– A professora Vanessa Damasceno, do Conselho de Representantes da ADUFPel, avalia os riscos dos ataques do governo contra os servidores e conta de que forma a Comissão formada na ADUFPel estimulará o debate e a reflexão dentro da Universidade Federal de Pelotas.
– Nosso Conde Pie retorna ao programa após um período de retiro espiritual para tentar entender, como diria nosso saudoso Galeano, esse mundo ao avesso que estamos enfrentando.

Notícias Expressas:

1 – Deputados federais manobram para votar PLP 257 ainda esta semana
2 – Seção Sindical oferece espaço aberto ao debate qualificado sobre o projeto “Escola Sem Partido”
3 – TJ determina desocupação do Demhab mediante reunião entre Prefeitura e movimentos
4 – 150 mil saem às ruas do Chile contra o Sistema Privado de Previdência, contra o FUNPRESP chileno

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: