• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2016
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 57, 13/06/2016.

Em defesa da democracia e da pluralidade!

PAUTA:

1 – Manifestação na UFRGS contra a extinção do MCTI

2 – Frente aos ataques à democracia e à educação, Assembleia Docente delibera por reativação do Comando Local de Mobilização

3 – Entidades divulgam Carta Aberta do Encontro Universitário e Manifesto pela Apuração Paritária

4 – Consulta para Reitor/2016 – Carta aos candidatos

1) Manifestação na UFRGS contra a extinção do MCTI

unnamed

Centenas de docentes, técnicos e estudantes se reuniram para “abraçar” a UFRGS ao meio-dia desta terça-feira, dia 7, Dia Nacional de Mobilização contra a Extinção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A atividade foi promovida pela Frente contra a Fusão do MCTI e Comunicações – UFRGS e faz parte de uma campanha para sensibilizar a sociedade para a importância das políticas públicas de Ciência e Tecnologia e reverter a fusão entre ministérios imposta pelo governo provisório. Segundo a professora Marcia Barbosa, diretora do Instituto de Física e coordenadora da Frente, “A mobilização foi um evento plural. Participaram a reitoria, a Andes, a Adufrgs e as três chapas que concorrem à reitoria da UFRGS.”

Após uma concentração em frente à Reitoria, os manifestantes deram aos mãos, formando um longo cordão que circundou o quarteirão principal da UFRGS. Com slogans como “Vem pra rua, vem, pela ciência!, “O país não tem futuro sem ciência e inovação” e “Fora Temer”, os manifestantes receberam apoio dos transeuntes, que respondiam com acenos e buzinaços.

A campanha de mobilização continua. Uma das ações é a produção de vídeos em apoio à mobilização e/ou respondendo as questões: “Qual a ciência/tecnologia/inovação que eu faço? Por que isto é importante para o Brasil?”. Os vídeos serão postados na página do facebook Volta MCTI. Outra iniciativa da campanha é a substituição da foto de apresentação de cada pesquisador no Lattes pelo logo #Fica MCTI.

2) Frente aos ataques à democracia e à educação, Assembleia Docente delibera por reativação do Comando Local de Mobilização

No dia 09 de junho, reunidos em Assembleia chamada pela Seção, docentes da UFRGS debateram a atual conjuntura do país, os cortes que a educação tem sofrido e a precarização das condições de ensino e aprendizagem.
Frente aos ataques à democracia, aos cortes na educação, os docentes reunidos em assembleia decidiram por: reativar o Comando Local de Mobilização, com reuniões abertas e incorporando novos membros (indicativo de reunião: semana do dia 20-24 de junho); criar uma agenda pública, organizada pela Seção e com participação de docentes de diferentes unidades, para divulgação das iniciativas e eventos que estão ocorrendo na Universidade em defesa da democracia e da educação pública, gratuita e de qualidade; apoiar e assinar a carta da ASSIBGE – Sindicato Nacional em repúdio à troca de presidente no IBGE sem qualquer consulta ao corpo técnico, e indicação de novo diretor vinculado a interesses privados, em especial o mercado de capitais, que são credenciais incompatíveis com a função de direção do IBGE.
Os professores presentes debateram, também, estratégias maior aproximação e contribuição com as escolas ocupadas e com os movimentos dos servidores técnicos-administrativos da UFRGS.
A professor Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação) foi eleita delegada da Seção para o 61º CONAD, a realizar-se nos dias 30/06-03/07 em Boa Vista, Roraima.

3) Entidades divulgam Carta Aberta do Encontro Universitário e Manifesto pela Apuração Paritária

paridade ja

A Seção do Andes na UFRGS, a Assufrgs, a APG e o DCE divulgaram à comunidade Carta Aberta com as resoluções tomadas no Encontro Universitário, em 21 de maio. O Encontro, organizado pelas entidades, contou com a presença da comunidade acadêmica e de movimentos sociais. Lá, debateu-se os temas do papel da educação e da universidade na sociedade, da autonomia e do financiamento, da democracia e das condições de trabalho e de estudo. A Carta foi encaminhada às três chapas que concorrem à Reitoria e pode ser lida aqui.
As Entidades divulgaram, ainda, Manifesto pela apuração paritária na consulta para Reitor da UFRGS. O Manifesto será encaminhado às três chapas que concorrem à Reitoria e à Comissão Eleitoral da Consulta para reitor da UFRGS.
O Manifesto pode ser lido e assinado aqui.

4) Consulta para Reitor/2016 – Carta aos candidatos

A Seção Sindical do Andes-SN considera que a Consulta é um momento privilegiado para o debate dos problemas enfrentados no cotidiano de trabalho e estudo dos docentes, técnicos e estudantes.

Para dialogar com a comunidade e os candidatos à Reitoria, a Assembleia Geral de Docentes, reunida no dia 19 de maio, construiu uma carta que apresenta proposições para o planejamento institucional e reivindicações dos docentes. A carta está embasada nas pautas locais das mobilizações de docentes da UFRGS, nas deliberações congressuais do ANDES-SN e na contribuição da Seção Sindical para o Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. Leia aqui a carta encaminhada às chapas.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: