• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • maio 2016
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 54, 23/05/2016.

Em defesa da democracia, contra o ajuste fiscal e o devastador PLP 257! Solidariedade aos professores estaduais em greve!                                                                                               

PAUTA:

1 – Assembleia Geral aprova pauta docente para debate com comunidade e candidatos à Reitoria.

2 – Moção de apoio às greves das e dos professores e às ocupações de escolas pelas e pelos estudantes

3 – Campanha contra o PLP 257/16 e a contrarreforma da Previdência

4 – Resultado das eleições para diretoria do ANDES-SN

                                                                                          Filie-se, porque o ANDES-SN convida você a dizer Não às contrarreformas!

1 – Assembleia Geral aprova pauta docente para debate com comunidade e candidatos à Reitoria.

A Consulta à Comunidade Universitária para indicação do Reitor e do Vice-Reitor da UFRGS será realizada no dia 16 de junho.

Participam da consulta a chapa 1, Carlos Alberto S. Gonçalves (ICBS) e Laura Verrastro (Biociências), a chapa 2,  Sergio Franco (Educação) e Andréa Leal Ribeiro (Agronomia), e a chapa 3,  Rui Oppermann (Odonto), atual vice-reitor, e Jane Tutikian (Letras).

No dia 18, na ESEFID, foi realizado o primeiro debate entre as chapas que participam da consulta. O vídeo do debate está acessível aqui.

O próximo debate será realizado nesta terça-feira, dia 24, às 14 horas, no Instituto de Informática, no Campus do Vale. Consulte as datas e locais dos demais debates aqui.

A Seção Sindical do Andes-SN considera que a Consulta é um momento privilegiado para o debate dos problemas enfrentados no cotidiano de trabalho e estudo dos docentes, técnicos e estudantes.

Para dialogar com a comunidade e os candidatos à Reitoria, a Assembleia Geral de Docentes, reunida no dia 19 de maio, construiu uma carta que apresenta proposições para o planejamento institucional e reivindicações dos docentes. A carta está embasada nas pautas locais das mobilizações de docentes da UFRGS, nas deliberações congressuais do ANDES-SN e na contribuição da Seção Sindical para o Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. Leia aqui a carta encaminhada às chapas.

2 – Moção de apoio às greves das e dos professores e às ocupações de escolas pelas e pelos estudantes

image001 (5)

A Assembleia Geral de Docentes da UFRGS, reunida em 19 de maio de 2016, aprovou a seguinte Moção de apoio às professoras e aos professores estaduais em greve e às ocupações de escolas pelas e pelos estudantes:

Manifestamos nosso apoio às professoras e aos professores estaduais em greve e às e aos estudantes que ocupam escolas no Rio Grande do Sul. Frente aos atrasos e parcelamento de salários e à precarização, agravada pelo PL 44 (que permite a contratação via Organizações Sociais no âmbito estadual), nos solidarizamos com aqueles e aquelas que lutam pela educação pública gratuita e de qualidade. A pauta da greve diz respeito a direitos fundamentais das e dos trabalhadores em educação, como o pagamento do Piso Nacional com respeito às carreiras, a realização sistemática de concursos e a nomeação dos concursados, a liberação para participação em atividades de formação. Que o governo Sartori dialogue com professores e estudantes, respeitando o direito à greve e à livre manifestação.

3 – Campanha contra o PLP 257/16 e a contrarreforma da Previdência

O Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes) do ANDES-SN se reuniu nos dias 14 e 15 de maio em Brasília (DF) e deliberou por intensificar a luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e a Contrarreforma da Previdência. O setor definiu também o dia 16 de junho, data de abertura do II Encontro Nacional de Educação (ENE), como Dia Nacional De Luta Em Defesa Da Educação Pública, Gratuita, Socialmente Referenciada, Classista e Democrática, decidiu pela incorporação na agenda de ações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), e divulgou nota sobre a conjuntura nacional, entre outros encaminhamentos.

Na reunião do Setor das Ifes foi apontada também a necessidade de intensificar a participação dos docentes federais nas ações de luta do Fonasefe na construção de um dia nacional de lutas dos servidores públicos contra o PLP 257 e a Contrarreforma da Previdência, de preferência no dia 16 de junho, data da abertura do II ENE e Dia Nacional de Luta em defesa da Educação Pública. “Temos que nos articular com o conjunto dos servidores para barrar essas medidas e construir junto ao Fonasefe, centrais sindicais, espaços de articulação com os servidores estaduais e municipais, um dia nacional de lutas contra o PLP 257 e os ataques a Previdência, de preferência no dia 16 de junho”, afirma. Tanto o Setor das Ifes quanto os SPF deliberaram também pela participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, que acontecerá em Brasília (DF), no dia 31 de maio, às 9h, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.

Leia aqui a Nota “Não ao PLP 257/2016”, assinada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, e acesse aqui um dossiê de artigos e materiais sobre o PLP.

4 – Chapa “Unidade na Luta” é eleita com 90,66% dos votos para diretoria do ANDES-SN

image011 (1)

A chapa “Unidade Na Luta” foi eleita para estar à frente da diretoria do ANDES-SN durante o biênio 2016-2018 com 90,66 % dos votos. Do total de 9807 de votantes, 8891 votaram na chapa única; 623, em branco (6,35%); e 293, nulos (2,99%). A votação foi realizada nos dias 10 e 11 de maio em todo do território nacional, nos diversos campi das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior, bem como nos Instituto Federais onde há docentes sindicalizados ao ANDES-SN.

A presidente eleita, Eblin Joseph Farage, da Universidade Federal Fluminense (UFF), assume o cargo pela primeira vez. Para o cargo de secretário-geral, foi eleito Alexandre Galvão Carvalho, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Amauri Fragoso de Medeiros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi reeleito 1° tesoureiro do Sindicato Nacional. Giovanni Frizzo, da Universidade Federal de Pelotas, será o 3º secretário.

Para a Regional Rio Grande do Sul, foram eleitos os colegas: 1º Vice-Presidente – Rondon Martim Souza de Castro (SEDUFSM); 2º Vice-Presidente – Carlos Alberto Saraiva Gonçalves (Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS); 1º Secretário – Caiuá Cardoso Al-Alam (SESUNIPAMPA); 2º Secretário – Henrique Andrade Furtado de Mendonça (ADUFPEL); 1º Tesoureiro – Getúlio Silva Lemos (SEDUFSM); 2º Tesoureiro – Ubiratã Soares Jacobi (APROFURG).

A nominata completa da nova diretoria pode ser consultada aqui.

Segundo Sônia Meire, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), há um período de 24h após a divulgação preliminar do resultado para que os docentes entrem com recursos. Após esse período, a CEC divulgará os resultados finais oficiais e promulgará a chapa eleita.

“Durante esse processo eleitoral houve aumento no número de sindicalizados e aumento também na participação dos docentes em relação à eleição passado. Vivemos uma conjuntura complexa, e, mesmo assim, tivemos participação importante. Isso demonstra a disposição da categoria em intensificar o enraizamento do ANDES-SN na base”, afirma Sônia Meire, presidente da CEC.

A diretoria que estará à frente do Sindicato Nacional durante os próximos dois anos será empossada durante o 61º Conad do ANDES-SN, que acontecerá em Boa Vista (RR), entre os dias 30 de junho e 3 de julho.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: