• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • maio 2016
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 49, 04/05/2016.

image001 (4)

Vitória: foi derrubada a moção do vereador Nagelstein, contra a UFRGS!

PAUTA:

1-Mobilização unitária dos docentes e demais segmentos da Comunidade Universitária derruba a moção do vereador Nagelstein, contra a UFRGS.

2-Fórum Nacional do PIBID (FORPIBID) repudia Portaria “coercitiva” da CAPES que “precariza” e “desestrutura” o Programa.

3-Nesta quinta-feira 05, às 13h, lançamento da Frente Parlamentar e Social em Defesa do Cais Mauá Público e lançamento público do Manifesto do Comitê UFRGS pelo Cais Mauá.

Filie-se, porque o ANDES-SN luta efetivamente em defesa da Universidade Autônoma e Plural! 

1-Mobilização unitária dos docentes e demais segmentos da Comunidade Universitária derruba a moção do vereador Nagelstein, contra a UFRGS

Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, após nova sessão de debates na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi anulada a moção de repúdio à UFRGS proposta pelo vereador Valter Nagenstein (PMDB).

A moção repudiava a UFRGS por ter abrigado debate em defesa da democracia, realizado no dia 30 de março.

Mobilização “Em defesa da UFRGS Autônoma e Plural”

Após a primeira votação, no dia 20 de abril, em que a moção foi aprovada com 14 votos favoráveis e 13 contrários, foi realizada campanha pela revisão da votação, com envio de e-mails e visita de comitiva aos vereadores.

A campanha unitária “Em defesa da Autonomia Universitária e da UFRGS Plural” foi impulsionada pelo ANDES/UFRGS, a ASSUFRGS e oComitê pela Democracia e pelo Estado democrático de Direito.

O Reitor da UFRGS, prof. Carlos Alexandre Netto, também visitou a Câmara para dialogar com os vereadores. Suas explicações repercutiram bem. Ficou patente que o vereador Nagelstein propôs seu moção de repúdio sem previamente ouvir a UFRGS, sem dar direito de defesa à nossa Universidade.

A chuva de e-mails sobre os vereadores e  a visita da comitiva aos seus gabinetes foram essenciais: esclareceram os vereadores sobre os fatos, bem como sobre os vícios de fundo e enfoque preconceituoso da Moção. Também, pressionaram os vereadores, mostrando que a Comunidade Universitária estava mobilizada em defesa da UFRGS.

A Sessão desta quarta-feira, 04/05, na Câmara Municipal e a anulação da Moção

O debate desta quarta-feira, 04/05, foi acompanhado por uma numerosa e significativa representação da Comunidade da UFRGS: docentes, técnico-administrativos e estudantes.

O clima na plateia e entre os vereadores era o oposto do dia 20/04, quando a primeira votação aprovou a moção contra a UFRGS.

Os proponentes da moção perceberam que seriam derrotados em nova votação e concordaram com a retirada de tramitação e anulação da moção.

Uma vitória da Comunidade Universitária mobilizada, uma vitória da UFRGS com Autonomia e Pluralidade!

Leia a matéria da ASSUFRGS sobre a campanha em defesa da UFRGS: Assufrgs e Andes defendem a autonomia universitária e chamam para ato na Câmara de Vereadores neste dia 04/05 às 14h

Leia a matéria do Sul 21: aqui

Leia a matéria da Câmara de Vereadores: Câmara anula moções de repúdio contra reitor da Ufrgs e médica pediatra

image007 (5)

Saiba mais: Clicar em É possível REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein!

2-Fórum Nacional do PIBID (FORPIBID) repudia Portaria “coercitiva” da CAPES que “precariza” e “desestrutura” o Programa

No último dia 23 de abril, o Fórum Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid) divulgou, uma nota de repúdio à Portaria nº 46/2016-CAPES, datada de 11 de abril, que revoga a Portaria nº 96/2013-CAPES e institui novo Regulamento do PIBID.

A Nota de Repúdio do FORPIBID

Conforme a nota de repúdio, que foi enviada à presidente Dilma Rousseff, as alterações da portaria da Capes “modificam o enfoque do programa, estabelecendo regras que precarizam” e desestruturam.

Ainda conforme a nota, a Portaria da CAPES alterou de forma unilateral a estrutura do PIBID, “desconsider[ando] o processo de diálogo do que foi chamado pelo MEC de ‘grupo de trabalho’”.

O FORPIBID solicita “a imediata revogação da Portaria da CAPES nº 46/2016”.

Carta do FORPIBID

Alguns dias depois, em 27 de abril, o referido Fórum Nacional divulgou “Carta do FORPIBID”, cujo subtítulo – “CONTRA A OPRESSÃO E PELA CORAGEM DE FORMAR PROFESSORES” – é significativo da gravidade da situação para o PIBID.

Na carta, o FORPIBID analisa cuidadosamente as implicações e decorrências da Portaria 46/2016-Capes e se posiciona claramente “contra a ação coercitiva da CAPES e do MEC materializada” na referida Portaria.

Nota da Coordenadoras do PIBID/UFRGS

Em 3 de maio, as Coordenadoras do PIBID na UFRGS publicaram Nota contrária à Portaria 46/2016-CAPES. O documento elenca doze motivos para “repudiar veementemente as alterações” impostas pela CAPES e termina considerando “inexequível” a proposta contida na referida Portaria.

Solidariedade da Seção Sindical com o FORPIBID

Em Nota enviada à CAPES, ao MEC e à Presidênte da República, a Seção Sindical ANDES/UFRGS manifesta sua solidariedade com o FORPIBID, com sua nota e sua carta e com todos os participantes engajados no projeto do PIBID:

Em defesa do PIBID e contra mudanças autoritárias: pela imediata revogação da Portaria 46/2016-CAPES!

A Seção Sindical ANDES/UFRGS se solidariza com todo(a)s aqueles que defendem o PIBID e reivindica a imediata revogação da Portaria CAPES nº 046/2016, nos termos apontados pelo Fórum Nacional de Coordenadores do PIBID (leia AQUI) e pelos coordenadores do Programa na UFRGS (leia AQUI).

Porto Alegre, 03/05/2016, Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS”.

Saiba mais:

Leia a Nota do Fórum Nacional do PIBID (FORPIBID): Nota de Repúdio contra portaria da Capes ou NOTA DE REPÚDIO

Leia a “Carta do FORPIBID, contra a opressão e pela coragem de formar professores”: AQUI.

Leia a Nota de Repúdio da Coordenadoras do PIBID/UFRGS: AQUI

Leia a Portaria nº 46/2016-CAPES AQUI

Outros documentos relativos ao Pibid e ao FORPIBID podem ser consultados aqui: http://www.furb.br/proen/pibid/web/

A matéria acima (da Sedufsm-SSind) pode ser lida na íntegra aqui: Fórum Nacional do Pibid repudia alterações no programa

3-Nesta quinta-feira 05, às 13h, lançamento da Frente Parlamentar e Social em Defesa do Cais Mauá Público e lançamento público do Manifesto do Comitê UFRGS pelo Cais Mauá

Nesta quinta-feira, 05/05, às 13h, no Salão Julio de Castilhos da Assembleia Legislativa/RS, ocorre o lançamento da Frente Parlamentar e Social em Defesa do Cais Mauá Público. A ideia de formação da referida Frente foi aprovada ao final da Audiência Pública realizada em 16 de março deste ano, ocasião em que ficou lotado o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Na tarde do próximo sábado, dia 07/05, às 16h, será realizado “Abraço ao Cais Mauá”.

Em ambas ocasiões, acontecerá o lançamento do “Manifesto de Professores da UFRGS em defesa do Cais Mauá”.

Sobre o Manifesto

O Manifesto continua aberto a adesões de docentes de nossa Universidade. Seu texto pode ser lido no seguinte link:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1111745132180342&id=1056596141028575

O(a)s docentes da Universidade desejoso(a)s de assinarem o “Manifesto de Professores da UFRGS em defesa do Cais Mauá” devem notificar sua adesão pelo seguinte endereço e-mail: comiteufrgscaismaua@gmail.com

Para saber mais sobre a Audiência Pública, havida em 16/03, e sobre a instituição da Frente Parlamentar e Social, leia as matérias informativas da Assembleia Legislativa/RS, AQUI, e da Federação Nacional dos Arquitetos, AQUI.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. InformANDES na UFRGS, nº 55, 27/05/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. InformANDES na UFRGS, nº 56, 05/06/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: