Na próxima 4af., 04/05, o Plenário da Câmara de Vereadores decidirá SE haverá nova votação da moção contra a UFRGS, do vereador Nagelstein.
Colega: para saber o que fazer para defender a Autonomia Universitária e a UFRGS Plural, clique aqui: É possível REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein!.
PAUTA:
19ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) reafirmou luta pela democratização da mídia.
2-Nesta segunda-feira, 02/05, às 19h, Instituto de Artes, IFCH, UFRGS e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública sobre “Democracia, Diversidade e Direitos Humanos na UFRGS”.
3-Cultura, Sociedade e Direitos Humanos em Debate: nesta 2af., 02/05, às 9h, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo PérezEsquivel palestra na Assembleia Legislativa.
4-Duas atividades Em Defesa do Cais Mauá e lançamento público do Manifesto do Comitê UFRGS pelo Cais Mauá.
Filie-se, porque o ANDES-SN luta efetivamente em defesa da Universidade Autônoma e Plural!
19ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)reafirmou luta pela democratização da mídia
A 19ª Plenária Nacional do FNDC ocorreu nos dias 21,22 e 23 de abril, em São Paulo. A reunião contou com a participação de mais de 80 entidades e comitês filiados, entre os quais o ANDES-SN.
Conjuntura e Plano de Ação
A Plenária discutiu conjuntura, estratégia e elaborou um Plano de Ação para o próximo período.
O Plano de Ação, que orientará a atuação do Fórum para o próximo período, foca na luta pela democratização da comunicação. Ações específicas também estão contempladas, como as questões relativas à internet, banda larga, comunicação pública e radiodifusão comunitária.
O encontro também marcou os 25 anos do Fórum.
Eleição da Coordenação e dos Conselhos
A reunião também elegeu a nova composição da Coordenação Executiva para o biênio 2016-2018.
Foram ainda eleitos o Conselho Fiscal, do qual o ANDES-SN fará parte, e o Conselho Deliberativo. e o Conselho Deliberativo do FNDC.
Deliberação do 35º Congresso do ANDES-SN
Durante o 35º Congresso do ANDES-SN, realizado no início do ano em Curitiba (PR), os docentes deliberaram por ampliar a participação e intensificar o intercâmbio das seções sindicais na luta pela democratização das comunicações, tanto no âmbito nacional como local, em parceria com movimentos, fóruns, professores e grupos de pesquisa que atuam nesta temática, como é o caso do FNDC, que a entidade ajuda a construir.
Leia a matéria na íntegra, aqui: XIX Plenária do FNDC reafirma luta pela democratização da mídia
2-Nesta segunda-feira, 02/05, às 19h, Instituto de Artes, IFCH, UFRGS e Assembleia Legislativa realizam Audiência Pública sobre “Democracia, Diversidade e Direitos Humanos na UFRGS”
Em resposta às manifestações de preconceito, intolerância e violência ocorridas recentemente em nossa Universidade, a UFRGS, em conjunto com a Assembleia Legislativa, promove uma Audiência Pública sobre “Democracia, Diversidade e Direitos Humanos na UFRGS”.
Serão debatidos temas como violação de direitos humanos, assédio sexual e moral na UFRGS e em outras instituições de ensino.
A atividade acontece nesta segunda-feira, às 19h, na Sala Qorpo Santo, no Campus Centro da UFRGS (ao lado do Cinema Universitário).
A Audiência Pública é promovida pela Assembleia Legislativa/RS (através de sua Procuradoria da Mulher) e a UFRGS, através do Instituto de Artes e do IFCH.
3-Cultura, Sociedade e Direitos Humanos em Debate: nesta 2af., 02/05, às 9h, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel palestra na Assembleia Legislativa
Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, palestrará sobre Direitos Humanos e Democracia, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 02/05, às 9h.
A atividade é organizada pelo Comitê Carlos de Rê pela Memória, Verdade e Justiça, Comitê dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Comitê das Carreiras Jurídicas de Estado pela Democracia.
QUANDO e ONDE: nesta segunda-feira, 02/05, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa/RS.
4-Duas atividades Em Defesa do Cais Mauá e lançamento público do Manifesto do Comitê UFRGS pelo Cais Mauá
Na próxima quinta-feira, 05/05, às 13h, no Salão Julio de Castilhos da Assembleia Legislativa/RS, ocorrerá o lançamento da Frente Parlamentar e Social em Defesa do Cais Mauá Público. A ideia de formação da referida Frente foi aprovada ao final da Audiência Pública realizada em 16 de março deste ano, ocasião em que ficou lotado o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.
Na tarde do próximo sábado, dia 07/05, será realizado Abraço ao Cais Mauá.
Em ambas ocasiões, acontecerá o lançamento do “Manifesto de Professores da UFRGS em defesa do Cais Mauá”.
Sobre o Manifesto
O Manifesto continua aberto a adesões de docentes de nossa Universidade. Seu texto pode ser lido no seguinte link:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1111745132180342&id=1056596141028575
O(a)s docentes da Universidade desejoso(a)s de assinarem o “Manifesto de Professores da UFRGS em defesa do Cais Mauá” devem notificar sua adesão pelo seguinte endereço e-mail: comiteufrgscaismaua@gmail.com
Para saber mais sobre a Audiência Pública, havida em 16/03, e sobre a instituição da Frente Parlamentar e Social, leia as matérias informativas da Assembleia Legislativa/RS, AQUI, e da Federação Nacional dos Arquitetos, AQUI.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!