• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • abril 2016
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 41, 24/04/2016.

Em defesa da Autonomia Universitária, em defesa da UFRGS plural:

Campanha de mobilização para REVERTER  a aprovação da moção do vereador Nagelstein!

A aprovação, pela Câmara de Vereadores, da moção do vereador Valter Nagelstein contra a UFRGS (ver nosso nº 40) suscitou uma ampla e intensa indignação em nossa Universidade, em Porto Alegre, em nosso estado e fora dele (nosso próximo boletim trará informações sobre as “Repercussões”).

Porém, a aprovação dessa moção pode ser REVERTIDA. O presente número deste boletim explica como (item 1) e apresenta propostas visando conquistar tal reversão (itens 2, 3 e 4).

Este boletim também lança, no item 5, um chamado às demais entidades da UFRGS.

1-Pode ser REVERTIDA a aprovação da moção do vereador Nagelstein contra a UFRGS!

O artigo 196 do Regimento da Câmara de Vereadores de Porto Alegre prevê que, em certas situações, uma votação pode ser refeita (“renovada”). Essa situação se aplica à moção do vereador Valter Nagelstein, aprovada com apenas um voto de diferença (14 votos a 13). Pode, portanto, acontecer nova votação da referida moção. E pode ocorrer em breve – dependendo do pedido de um vereador.

Essa chance não pode ser desperdiçada. Pois o Regimento da Câmara veda a realização de uma terceira votação.

O que fazer? Propomos…

2-Um movimento de pressão sobre os vereadores!

Trata-se de dar expressão à voz da Comunidade Universitária e dos cidadãos comprometidos com a defesa da Autonomia Universitária e da UFRGS plural, democrática e laica.

Chamamos todas e todos docentes e membros da Comunidade Universitária a, imediatamente, se mobilizarem e a mobilizarem os demais cidadãos em defesa da autonomia universitária e da UFRGS plural e democrática. Como?

Convidamos as e os colegas, os Departamentos, Grupos de Estudo, Conselhos de Unidade e demais membros da Comunidade Universitária a enviarem mensagem (de e-mail, fax, etc.) à Câmara Municipal repudiando a moção do vereador Nagelstein.

Também, ampliar esta campanha chamando os demais cidadãos a assumirem a defesa de nossa UFRGS.

3-Subsídios para o texto da mensagem a enviar

Cada um fica livre de usar o texto que melhor lhe convier. Como subsídio, segue uma proposta de texto, com diversos itens, que pode ser utilizada integral, parcialmente ou alterada:

Senhor(a) Vereador(a):

Na qualidade de docente da UFRGS bem como de morador e eleitor da cidade de Porto Alegre, venho, pela presente mensagem, manifestar meu repúdio à Moção proposta pelo vereador Valter Nagelstein e aprovada na sessão da Câmara de 20/04/2016, porque a referida Moção, de caráter intolerante e autoritário:

-ignora, despreza e nega a autonomia didático-científica que constitui o alicerce da Universidade (artigo 1º do Estatuto da UFRGS);

-ignora, despreza e nega a pluralidade e democracia da UFRGS, consubstanciadas no artigo 2º do mesmo Estatuto;

-ignora, despreza e nega igualmente os “princípios” constitutivos da UFRGS: de “liberdade de ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, de “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas” (artigo 3º do Estatuto);

-deturpa o artigo 4º do Estatuto da UFRGS, transformando-o em instrumento contrário ao direito de livre reunião e manifestação;

-está baseada na ficção deturpadora de que os professores dos ensino fundamental, médio e superior seriam “doutrinadores” e, “na totalidade”, “marxistas”; assim fazendo, a Moção difunde imagem caricatural e preconceituosa de todos os professores – rotulação que nega a liberdade de pensamento de todos os cidadãos (o que se contrapõe aos artigos 3º e 4º do estatuto da UFRGS, além de negar os direitos fundamentais de toda pessoa).

Solicito que, em futuro processo de renovação da votação, Vossa Senhoria vote pela REJEIÇÃO da referida moção do vereador Valter Nagelstein.

Atenciosas saudações,

Nome

4-Como enviar a mensagem pelo mail?

Vários caminhos são possíveis.

A lista dos vereadores, com seus respectivos e-mails, fica disponível aqui: Vereadores e, também, AQUI.

Outrossim, uma lista contínua dos mails dos 36 vereadores da Câmara de P. Alegre pode ser encontrada aqui AQUI e, também, abaixo:

adelisell@camarapoa.rs.gov.brferronato@camarapoa.rs.gov.brclaudiojanta@camarapoa.rs.gov.brdelegadocleiton@camarapoa.rs.gov.brcomassetto@camarapoa.rs.gov.brvereadorafernanda@camarapoa.rs.gov.brjussaracony@camarapoa.rs.gov.brlucianomarcantonio@camarapoa.rs.gov.brmarcelosgarbossa@camarapoa.rs.gov.brmauropinheiro@camarapoa.rs.gov.brpaulinhomotorista@camarapoa.rs.gov.brprofalexfraga@camarapoa.rs.gov.brsofia@camarapoa.rs.gov.brbernardino@camarapoa.rs.gov.brdinho@camarapoa.rs.gov.brdr.goulart@camarapoa.rs.gov.brdrthiagoduarte@camarapoa.rs.gov.brvillela@camarapoa.rs.gov.bridenircecchim@camarapoa.rs.gov.brjoaocnedel@camarapoa.rs.gov.brjose.freitas@camarapoa.rs.gov.brlourdesvereadora@camarapoa.rs.gov.brp.mendesribeiro@camarapoa.rs.gov.brpaulobrum@camarapoa.rs.gov.brwaldircanal@camarapoa.rs.gov.brpujol@camarapoa.rs.gov.brvermaroni@camarapoa.rs.gov.brtarcisoflechanegra@camarapoa.rs.gov.brcassiotrogildo@camarapoa.rs.gov.brelizandrosabino@camarapoa.rs.gov.brjoaobosco@camarapoa.rs.gov.brkevinkrieger@camarapoa.rs.gov.brbinsely@camarapoa.rs.gov.brmariomanfro@camarapoa.rs.gov.brmaurozacher@camarapoa.rs.gov.br ;

A que correspondem as três cores acima? Ao voto dos vereadores na votação da moção do vereador V. Nagelstein (valtern@camarapoa.rs.gov.br ; ): em vermelho: votaram contra; em verde: votaram a favor; em azul: estiveram ausentes.

5-Chamado às entidades

A Seção Sindical ANDES/UFRGS chama as entidades da UFRGS: Assufrgs, APG, DCE, Adufrgs-Sindical, a se unirem na formação, urgente, de um Comité Unitério em defesa da autonomia universitária e da UFRGS plural, laica, democrática, com liberdade didático-científica.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Bina Maltz

     /  27 de abril de 2016

    Divulguem ou indiquem onde se pode encontrar a moção do vereador Valter Nagelstein para que se possa julgá-la com conhecimento do texto.

    Responder
  1. É possível reverter Em defesa da Autonomia Universitária, em defesa da UFRGS plural: Campanha de mobilização para REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein! | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. É possível REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein! | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  3. É possível REVERTER a aprovação da moção do vereador Nagelstein! | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  4. InformANDES na UFRGS, nº 42-43, 26/04/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  5. InformANDES na UFRGS, nº 44, 28/04/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: