PAUTA:
1-Unidade das entidades nacionais de servidores e centrais sindicais na imediata mobilização contra o PLC 257/2016.
2-Etapa Municipal de Porto Alegre do 2º ENE (Encontro Municipal de Educação) é nesta 3af., 12/04.
3-UFGoiás repudia recomendação do MPF/GO de que a Universidade se abstenha de debater o impeachment.
4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 14/2016.
1-Unidade das entidades nacionais de servidores e centrais sindicais na imediata mobilização contra o PLC 257/2016
Entidades realizam a unidade contra o PLC 257
As reuniões de entidades realizadas nos dias 30/03 e 05/04 permitiram construir uma agenda de mobilização imediata contra o PLC 257/2016. A agenda de mobilização é fruto da unidade das diferentes categorias nas três esferas de Estado e da maioria das centrais sindicais, como a CSP-Conlutas, CUT, CTB e NCST e outras.
O prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN destaca que “essa unidade é extremamente importante porque as medidas atingem os servidores das três esferas”.
O que está em jogo?
Estão em questão quase todos os nossos direitos, conquistados com muita luta. A suspensão de concurso público, congelamento de salários, aumento da alíquota da previdência para 14%, entre outras medidas que vão além do que já prevê a Lei de Responsabilidade fiscal.
Ao invés de auditar as dívidas, reduzir o endividamento e de ampliar a arrecadação de impostos taxando as grandes fortunas, o que o governo está fazendo é jogar todo o ônus da crise nas costas dos servidores
Nesta quinta-feira, dia 14: Ato Nacional em Brasília e Ato em Porto Alegre
Para o Sindicato Nacional, é fundamental que os docentes participem intensamente das atividades:
-É importante que tenhamos uma grande manifestação em Brasília no dia 14. A Seção Sindical/UFRGS será representada pela profª Elisabete Búrigo (MAT e diretora da Seção).
-É igualmente importante realizar atos públicos nos estados. Em Porto Alegre, o Fórum/RS dos Servidores Federais convoca Ato para a tarde do dia 14: concentração no pátio da Faculdade de Educação (Campus Centro), às 16h, e caminhada até a esquina democrática para Ato às 17h.
Os eixos centrais do Ato são: Nenhum direito a menos! Abaixo o Ajuste Fiscal e a contrarreforma do Estado! Em defesa do Serviço Público!
Compareça!
Saiba mais sobre o PLC 257
A Seção Sindical abriu, em seu site, um espaço reunindo diversos textos e matérias informativos sobre o PLC 257/2016: leia AQUI ou aqui: Não aos cortes e ao PLC 257/2016.
Os dois últimos textos postados são:
–Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP): Novo ataque aos servidores no plano de auxílio aos estados
-Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEF): “Servidores municipais, estaduais e federais, uni-vos! Em defesa de serviços públicos de qualidade para a população e dos direitos dos funcionários públicos”.
2-Etapa Municipal de Porto Alegre do 2º ENE (Encontro Municipal de Educação) é nesta 3af., 12/04
Estamos no período da etapa municipal de preparação do 2º Encontro Nacional de Educação (ENE). O encontro de Porto Alegre ocorre nesta terça-feira, 12/04, no Simpa (João Alfredo, 61), a partir da 19h.
Haverá um painel intitulado “Educação: um projeto que tem lado”, com participação do prof. e jornalista Juremir Machado, da profª Laura Fonseca (UFRGS) e da profª Albertina Moraes (Pós-Graduada em Gestão Educacional).
As inscrições serão feitas no local a partir das 18h. Compareça!
Links úteis
Siga os preparativos do 2º ENE, na UFRGS e no RS, aqui;
Acesse o site do II ENE: www.ene2016.org
Página do ANDES-SN sobre o 2º ENE, aqui.
3- UFGoiás repudia recomendação do MPF/GO de que a Universidade se abstenha de debater o impeachment
A “recomendação” do MPF/GO
Em 04 de abril, o Ministério Público Federal de Goiás expediu, aos órgãos e autarquias federais do estado, “recomendação” de que “não realizem, utilizem, nem permitam, em suas dependências físicas”, atividades sobre a temática do impeachment.
Leia a matéria publicada pelo MPF/GO a respeito: http://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-recomenda-a-39-orgaos-federais-sediados-em-goias-que-nao-promovam-atos-politico-partidarios-sobre-impeachment
Conselho Universitário da UFGoiás responde
Reunido em 08/04, o ConsUni da UFG respondeu com nota que repudia a “recomendação”, entendendo que “fere a autonomia e a liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”.
Leia a nota do Consun/UFG: https://www.ufg.br/n/87742-nota-do-conselho-universitario
4- Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 14/2016
No roteiro:
-Entrevista com o Procurador Regional da República do Ministério Público Federal e professor da Faculdade de Direito da UFRGS, Domingos Savio da Silveira, sobre a crise que estamos vivendo e os exorbitantes poderes monocráticos detidos pelos ocupantes de certos cargos, como os presidentes da Câmara Federal e do Senado, entre outros.
-O inverossímil conde Pié explica na linguagem do futebolês porque considera esse impeachment um golpe.
*No Notícias Expressas:
-Projeto de Lei 257/2016 prevê congelamento de salários e desligamento voluntário de servidores
-Assufrgs paralisa nos dias 1°, 6 e 7 de abril.
Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!