• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • março 2016
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 25, 23/03/2016.

Sobre a crise política e o debate nacional em pauta:

Como todo(a)s o(a)s colegas, a Diretoria da Seção Sindical está muito preocupada com o agravamento da crise política e econômica do País.

Os membros da Diretoria têm, individualmente, posições com nuances e diferenças em relação a esse cenário. Entretanto, entendemos que, como entidade representativa de um coletivo amplo de sócios e, também, do conjunto de nossa categoria na UFRGS, bem com o devido respeito à diversidade de posicionamentos e opiniões existentes entre o(a)s docentes da UFRGS, nos cabia centrar no essencial do ponto de vista tanto da defesa das liberdades democráticas, civis e jurídicas, como das políticas governamentais federal e estaduais, bem como contribuir à defesa da tolerância através da construção de práticas de reflexão e debate aberto, democrático, contraditório (portanto, plural).

Neste sentido: 1) divulgamos a Nota da Diretoria: “Em Defesa da Democracia”; 2) decidimos abrir um Fórum de Debates no site da Seção Sindical; e 3) estamos organizando um debate presencial.

1-“Em Defesa da Democracia”: Nota da Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS.

2-Abertura de um Fórum de Debates no site da Seção Sindical.

3-Debate presencial sobre a crise política.

Sobre a crise política e o debate nacional em pauta

1-“Em Defesa da Democracia”: Nota da Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS

A Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS subscreve e adota como seu o posicionamento “Em defesa da Democracia” definido, em 18/03, por sua co-irmã: a Associação dos Docentes da USP (ADUSP-Seção Sindical do ANDES-SN).

A Diretoria considerou desnecessário reiterar novamente o apoio às investigações contra a corrupção.

A Nota centra em dois itens:

-os riscos de naturalização de práticas autoritárias e ilegais por parte de certos representantes do Estado, posturas que acabam militando o desprezo pelos procedimentos legais e para o autoritarismo;

-a reafirmação da rejeição à política econômica neoliberal vigente no país e às políticas privatizantes e privatistas decorrentes em nível federal (governo Dilma) e estaduais (governo Sartori, no RS).

“EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Diante da gravidade da atual situação política a que a sociedade brasileira está sendo submetida, é imperativo alertar para a potencial construção de um estado de exceção: o uso indiscriminado de instrumentos investigativos, que sugere crescente judicialização da política, sob os auspícios do mote “os fins justificam os meios”, favorecendo apenas os setores sociais refratários à consolidação de práticas democráticas no país.

O acompanhamento atento dos atuais acontecimentos nos obriga a não tergiversar na defesa intransigente da democracia, do estado democrático de direito, das organizações sindicais e políticas dos trabalhadores.

Rejeitamos a política econômica vigente no país e as políticas federais e estaduais que aprofundam a privatização do Estado e retiram direitos dos trabalhadores, mas repudiamos também a judicialização da luta política e o recurso a mecanismos de exceção, que só atendem a agendas de grupos de interesse, distantes das necessidades da maioria da população, cuja intolerância e intransigência não raro resultam em tentativas de golpe.

Já estivemos submetidos a situações semelhantes e muito aprendemos com tudo o que nos obrigaram a vivenciar. Não vamos tolerar novas investidas contra a democracia!

Em 19-22/03/2016, a Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS”

2-Abertura de um Fórum de Debates no site da Seção Sindical

O atual cenário está marcado por perplexidade e reações, dúvidas e posicionamentos.

Marcado, também, por um forte acirramento de ânimos. Estão surgindo e se multiplicando posturas de unilateralismo, recusa em ouvir e intolerância.

Na contramão dessas derivas nefastas, a Seção Sindical decidiu abrir um espaço para o debate qualificado, democrático, contraditório: um Fórum de Debates sobre a crise política nacional.

Os textos agora disponíveis no espaço do Fórum

A primeira peça postada no espaço do Fórum foi a Nota Pública da ANDIFES (Associação Nacional dos Reitores das Federais) que foi referendada pelo Conselho Universitário (CONSUN) da UFRGS.

Neste boletim, divulgamos dois outros textos postados, hoje, no Fórum:

-a Nota Oficial, divulgada em 16/03, pela OAB/RJ: “OAB/RJ pede respeito à legalidade em investigações da Lava-Jato”: aqui;

-a matéria, postada em 18/03, no portal da OAB: OAB aprova pedido de impeachment contra presidente da República

Convidamos…

Convidamos o(a)s colegas a contribuírem ao Fórum de discussão sobre o momento político e econômico que vivenciamos nestes últimos meses, agravado nas últimas semanas.

Nosso desejo é que o Fórum se constitua num espaço para a expressão qualificada dos, eventualmente, diferentes pontos de vista daqueles e daquelas que desejarem se manifestar, com tolerância e respeito ao contraditório, como é próprio ao debate de ideias.

A contribuições ao Fórum podem ser enviadas através do e-mail deste boletim: sec_sind_andes@ufrgs.br ou do e-mail da Secretaria da Seção Sindical: sec_sind_andes-secretaria@ufrgs.br

3-Debate presencial sobre a crise política

No sentido de incentivar e aprofundar o debate qualificado, contraditório, tolerante acerca da crise política em curso, a Seção Sindical está organizando um debate presencial com convidados de nossa comunidade acadêmica. A data prevista é a próxima quarta-feira, dia 30/03, em horário e local a serem brevemente anunciados.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. InformANDES na UFRGS, nº 55, 27/05/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  3. InformANDES na UFRGS, nº 56, 05/06/2016. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: