PAUTA:
1-Nesta 2af., 14/03, o Sindicato Nacional protocolou a pauta de reivindicações dos docentes federais, no MEC e no Ministério do Planejamento (MPOG).
2-Reunião do Setor das Federais definiu uma agenda de atividades para março e abril.
3-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 11/2016.
1-Nesta 2af., 14/03, o Sindicato Nacional protocolou a pauta de reivindicações dos docentes federais, no MEC e no Ministério do Planejamento (MPOG)
Nesta última segunda-feira (14/03), o ANDES-SN protocolou a pauta de reivindicações dos docentes federais nos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento (Mpog).
No documento, constam os pleitos do Sindicato Nacional em relação ao caráter público da universidade, às condições de trabalho, à garantia de autonomia, à reestruturação da carreira e à valorização salarial de ativos e aposentados.
O prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, ressalta: “Queremos retomar a negociação junto ao governo em relação a nossa pauta”. Rizzo lembra que o governo desestruturou ainda mais a carreira e não respondeu às contrapropostas apresentadas pela entidade no início de dezembro sobre condições de trabalho e outros itens. Vale ressaltar que não respondeu nem mesmo aos itens desprovidos de consequências orçamentárias.
O presidente do ANDES-SN alerta que, devido à manutenção dos cortes e do contingenciamento, além dos projetos que privatizam a educação pública e tramitam no Congresso, é necessário que os docentes federais se mantenham alertas.
Confira a pauta protocolada no MEC e no Mpog
2-Reunião do Setor das Federais definiu uma agenda de atividades para março e abril
Nos últimos dias 12 e 13 de março, em Brasília (DF), ocorreu o encontro das Seções Sindicais do Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das IFEs) do Sindicato Nacional.
A reunião debateu as demandas de realização de concursos, os cortes e contingenciamentos no orçamento das Universidades, as consequências do fim do abono-permanência em cada instituição e a implementação das Organizações Sociais (OS) na Saúde e na Educação Públicas. Também definiu uma agenda de atividades relacionadas a essas questões, bem como à campanha salarial dos servidores federais.
O mês de março foi definido como o mês da mobilização em relação aos cortes orçamentários e à ameaça de implementação das Organizações Sociais (OS) na rede federal de ensino superior.
Agenda da Campanha Unificada/2016 dos Servidores Públicos Federais
-Na quinta-feira 16/03: lançamento da campanha unificada/2016 dos Servidores Públicos Federais, com protocolo da pauta reivindicatória junto ao Ministério do Planejamento (Mpog) e ação no Congresso Nacional.
-No dia primeiro de abril: Dia Nacional de Lutas organizado pela CSP-Conlutas e o Espaço de Unidade de Ação, com atividades nos estados.
-Em 14 de abril: Ato nacional dos servidores federais, em Brasília.
Diretoria da Seção Sindical/UFRGS analisou a reunião do Setor e definiu encaminhamentos
A diretoria debateu a implementação das orientações da reunião do Setor, a participação nas atividades da Campanha Unificada, bem como a presença da Seção no Ato Nacional (14/04) e na próxima reunião do Setor (15 e 16/04).
Os próximos números deste boletim detalharão os encaminhamentos adotados.
Leia mais sobre a reunião do Setor: Reunião do Setor das Ifes encaminha ações de luta para o mês de março
3- Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 11/2016
No roteiro:
*Na quarta-feira passada, dia 9 de março, a Reitoria da UFRGS realizou o Fórum de Discussão sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016). O ANDES-SN tem se posicionado contra, por avaliar que o código aprovado aprofunda a privatização da área de ciência e tecnologia no país. Para entender melhor esse debate, o Voz Docente entrevista o prof. Jorge Quillfeldt (Instituto de Biociências da UFRGS) sobre o referido Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Com muita criatividade, o inverossímil conde Pié inspira-se na música “Deus lhe pague”, de Chico Buarque, para tratar do seguinte tema: missa, novela e gibi.
*No Notícias Expressas:
-Justiça determina que Prefeitura de Porto Alegre subsidie passagem de ônibus.
-Plenária dos Servidores Federais debateu a Contrarreforma da Previdência.
Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!