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InformANDES na UFRGS, nº 19, 09/03/2016.

Oito de Março – Dia Internacional da Mulher:

Luta das Mulheres para derrubar barreiras que segregam

Luta para ocupar espaços que agregam

PAUTA:

1-Nesta 4af., a UFRGS realiza Fórum de Discussão sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

2-Tribuna de Debates sobre a proposta de BNCC: texto do Prof. Fábio C. Ribeiro Mendes (IFSul).

3-Ciência e Educação em debate: nesta 5af., prof. Nuccio Ordine ministra Aula Magna na UFRGS.

1-Nesta 4af., a UFRGS realiza Fórum de Discussão sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

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Nesta quarta-feira, dia 9 de março, a Reitoria da UFRGS realiza Fórum de Discussão sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Haverá 5 (cinco) palestrantes convidados pela UFRGS. As palestras deverão ser seguidas de discussão.

O que é o “Marco Legal”?

Trata-se da Lei 13.243/2016 que “dispõe sobre os estímulos do setor produtivo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação”. A Lei foi sancionada pela Presidente Dilma em janeiro deste ano.

O Fórum é realizado para debater a implementação, na UFRGS, do Código Nacional (“Marco Legal”) de Ciência e Tecnologia.

Como o ANDES-SN avalia o “Marco Legal”?

O ANDES-SN tem se posicionado contra, por avaliar que o código aprovado aprofunda a privatização da área de ciência e tecnologia no país.

Por que? Porque abre espaço para a captura da finalidade pública da pesquisa básica no país para reconfigurar, ainda mais, a área da pesquisa científica-tecnológica das Universidades e Institutos Federais no sentido de prestar serviços para grandes empresas privadas – inclusive multinacionais.

Desta forma, estará sendo implementada a transformação da rede federal de ensino superior em rede de “universidades de serviços”.

O veículo para implementação desse modelo será a criação de modalidade especial de Organizações Sociais (OSs), chamadas ICT, para que docentes captem recursos da iniciativa privada.

Qual é a finalidade do Fórum desta 4af.?

Nesta 4a feira, a Reitoria está colocando em discussão como implementar esse modelo na UFRGS. Estamos diante de um fato muito grave, que exige avaliação crítica e posicionamento dos docentes.

O Fórum de Discussão ocorre nesta quarta-feira, dia 9 de março, às 14 horas, na Sala 2 do Salão de Atos da Reitoria, no Campus Centro da UFRGS.

Saiba mais, lendo a matéria do ANDES-SN, na íntegra, aqui:  ou aqui: http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7926

Leia a matéria divulgada no portal da UFRGS: Evento debate o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação sob diversas perspectivas

2- Tribuna de Debates sobre a proposta de BNCC: texto do Prof. Fábio C. Ribeiro Mendes (IFSul)

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Divulgamos artigo do prof. Fábio C. Ribeiro Mendes (IFSul):  “Ensinar o aluno a estudar pode ser mais produtivo do que a polêmica e ainda insuficiente reforma curricular”, publicado inicialmente no caderno “PrOA” do jornal Zero Hora de 07/02/2016. O documento pode ser lido aqui.

É o sexto texto a ser divulgado no âmbito da Tribuna de Debates aberta pela Seção Sindical. No nº 16 deste boletim (02/03/2016), foi publicada a “Carta aberta do 7º Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares” (leia aqui). A pedido de alguns leitores, esclarecemos que o posicionamento da referida carta se baseia no documento conjunto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) conjuntamente com a Associação Brasileira de Currículo – ABdC (leia aqui).

Na Tribuna, foram também divulgados dois texto da profª Sandra Mara Corazza (Faculdade de Educação) e do prof. Luís Augusto Fischer (Instituto de Letras).

Todos os documentos divulgados na Tribuna podem ser encontrados aqui: https://andesufrgs.wordpress.com/base-nacional-comum-curricular-tribuna-de-debates/  ou clicando na vinheta:

Convidamos o(a)s colegas a enviarem suas reflexões ou contribuições sobre a proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão disponibilizadas na página da Seção Sindical e seus links serão divulgados neste boletim.

3-Ciência e Educação em debate: nesta 5af., prof. Nuccio Ordine ministra Aula Magna na UFRGS

Nesta quinta-feira, 10/03, o professor italiano Nuccio Ordine, crítico literário e filósofo italiano, profere Aula Magna na UFRGS. A conferência dele tem por título: “A Utilidade dos Saberes Inúteis”, um dos tema abordados em seu último livro recém-lançado no Brasil.

A palestra ocorre às 10 horas, desta quinta-feira 10 de março, no Salão de Atos da Universidade. O evento tem entrada franca, por ordem de chegada. Haverá tradução consecutiva para o português e também para libras.

O prof. Nuccio Ordine é um dos maiores conhecedores sobre a Renascença na atualidade e grande especialista na obra de Giordano Bruno.

Ele defende a valorização dos conhecimentos não ligados diretamente ao alcance de resultados práticos, os chamados saberes “inúteis”, mas que são fundamentais para sedimentar as bases para um pensamento crítico da sociedade. Também desaprova o que chama de “empresariamento” do conhecimento científico, orientado pela lógica da produtividade extrema dentro do universo acadêmico.

Leia a matéria na íntegra: Aula Magna

Transmissão: será possível, também,  acompanhar a conferência ao vivo pela internet em aovivo.ufrgs.br/ufrgstv/

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