• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • fevereiro 2016
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    29  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 07, 05/02/2016.

PAUTA:

1-A tempestade da última sexta-feira…

35º Congresso do ANDES-SN finalizou com a Carta de Curitiba: participantes reafirmaram compromisso com a luta em defesa da educação pública.

3-Falecimento do prof. José Fraga Fachel (Aposentado, IFCH).

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 05/2016.

1-A tempestade da última sexta-feira…

A tempestade da última sexta-feira atingiu diferenciadamente os diversos bairros de Porto Alegre, mas, tal sua violência e extensão, são poucos os porto-alegrenses que não contam, entre seus familiares ou amigos, pessoas que sofreram estragos, danos.

A diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS manifesta seu pesar pelos momentos difíceis que estão passando colegas e concidadãos(ões) e se solidariza com eles.

35º Congresso do ANDES-SN finalizou com a Carta de Curitiba: participantes reafirmaram compromisso com a luta em defesa da educação pública

De 25 a 30 de janeiro, transcorreu o 35º Congresso do ANDES-SN. Foram sete dias de intensas discussões que subsidiaram a tomada de decisão dos delegados acerca dos planos de ações e lutas para 2016.

O evento foi realizado em Curitiba, PR, e organizado pela Seção Sindical da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), junto com a diretoria nacional do Sindicato Nacional.

A Seção Sindical/UFRGS foi representada pelo prof. Juca Gil, docente da Faculdade de Educação (FACED) e membro da diretoria.

Aprovada a “Carta de Curitiba”

A Plenária final aprovou várias moções e, em seguida, por unanimidade, a “Carta de Curitiba”, que reúne a síntese das principais discussões e decisões do Congresso.

A carta reafirma o compromisso do Sindicato Nacional, no completar de seus 35 anos de história, com a luta em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada. A carta também apresenta uma síntese da série de ações aprovadas, como os planos de lutas dos setores das Instituições Federais (IFEs) e das Instituições Estaduais/Municipais (Iees/Imes) para o próximo período.

Os números do 35º Congresso

469 docentes participaram do evento. Confira os números finais do 35º Congresso do ANDES-SN:

Seções sindicais: 74

Delegados: 356

Observadores: 74

Convidados: 6

Diretores: 33

Total de participantes: 469.

Confira aqui as edições do InformANDES Especial com a cobertura do 35º Congresso do ANDES-SN, entregues nos dias do evento aos participantes:

InformANDES Especial 35º Congresso #1 

InformANDES Especial 35º Congresso #2

InformANDES Especial 35º Congresso #3

Leia a matéria na íntegra: Após sete dias de debates, docentes encerram 35º Congresso do ANDES-SN

3-Falecimento do prof. José Fraga Fachel (Aposentado, IFCH)

É com muito pesar que noticiamos o falecimento, ocorrido nesta quinta-feira, dia 04, de nosso querido colega José Fraga Fachel, professor aposentado do IFCH.

Foi presidente da diretoria provisória  (1978-1979) constituída por ocasião da fundação da ADUFRGS, em 1978, e participou ativamente da luta para que a entidade permanecesse sendo Seção Sindical doANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Foi docente e orientador dos Cursos de Pós-Graduação em Economia Rural e Sociologia Rural de nossa Universidade. O Movimento Docente, seus colegas e amigos sentirão falta de sua doce pessoa, de sua cultura e curiosidade intelectual.

O sepultamento aconteceu nesta quinta-feira, 04/02, às 17h30, no Cemitério da Santa Casa. O cortejo saudou “o Fachel” com uma calorosa salva de palmas.

4- Escute, pela internet, o programaVoz Docente desta semana, nº 05/2016

No roteiro:

*O Voz Docente entrevista o repórter fotográfico Joka Madruga, editor do jornal Terra Sem Males, que participou do debate sobre “As consequências do crime ambiental de Mariana (MG)”, no recente Fórum Social Temático.

*Alerta: rombo de fundos de pensão chega a R$ 60 bilhões.

*A profª e assistente social Valéria Correia foi eleita reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Durante a solenidade de posse, ela questionou a política austera do Governo, que promove cortes significativos na Saúde e na Educação, e, também, criticou o veto da presidenta Dilma Rousseff à auditoria da dívida pública, que consome 47% do orçamento do governo federal.

*E o conde Pié inova ao trazer o causo das escritura, um texto do jornalista Sérgio Jockymann.

Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: