PAUTA:
1 – Seção Sindical do Andes-SN participa do Fórum Social Temático
2 – Assembleia da ASSUFRGS decide: ponto eletrônico só após a flexibilização
3 – Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 02/2016
1 – Seção Sindical do Andes-SN participa do Fórum Social Temático
O Fórum Social Temático celebra o aniversário de 15 anos do Fórum Social Mundial em Porto Alegre entre os dias 19 e 23 de janeiro. A cidade foi o berço do evento que surgiu como contraponto aos Fóruns Econômicos de Davos, na Suíça, em 2001. Em 2016, as conferências e atividades do Fórum serão realizadas no Parque Farroupilha (Redenção), no Auditório Araújo Viana e no Largo Zumbi dos Palmares, enquanto o tradicional Acampamento da Juventude volta ao Parque Harmonia. A caminhada de abertura, com a participação de convidados nacionais e internacionais, já teve seu trajeto definido: o grupo sairá do Largo Glênio Peres, vai seguir pela Borges de Medeiros e terminar no Largo Zumbi dos Palmares.
A Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS é co-promotora de palestra do auditor João Pedro Casarotto sobre a dívida pública. A atividade é organizada pela Auditoria Cidadã da Dívida e Direitos Sociais e será realizada às 10h45 da próxima quarta-feira, dia 20, na Escola Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 204).
2 – Assembleia da ASSUFRGS decide: ponto eletrônico só após a flexibilização
Nesta última 5a feira, 14 de janeiro, realizou-se Assembleia Geral da Assufrgs no pátio da Reitoria. Os servidores técnicos-administrativos deliberaram que, até a conclusão da implantação da jornada flexibilizada, os trabalhadores vão manter o registro de frequência manual, sem adotar o registro eletrônico. A decisão foi tomada também devido ao entendimento de que o sistema que vem sendo implantado pela Reitoria da UFRGS não é um registro seguro da jornada dos trabalhadores.
Fonte: Assessoria de imprensa Assufrgs
Leia mais sobre aqui: http://www.assufrgs.org.br/noticias/assembleia-da-assufrgs-decide-ponto-eletronico-so-apos-a-flexibilizacao%E2%80%8B/
Seção Sindical do ANDES esteve presente na AG da Assufrgs e manifestou apoio à redução/”flexibilização” da jornada dos TAs, como condição para o funcionamento da UFRGS em turnos contínuos
O presidente da Seção do ANDES na Ufrgs, professor Mathias Luce, manifestou apoio do sindicato às reivindicações do movimento dos servidores técnicos-administrativos para a redução da jornada e a implementação das 30h na UFRGS: “não somente por solidariedade, por ser um direito conquistado pela categoria dos técnicos-administrativos – e o qual apoiamos -, mas também por entendermos que a implementação das 30h é uma condição necessária para o funcionamento da UFRGS em turnos contínuos, de maneira a garantir melhores condições de trabalho para todos e um serviço público de melhor qualidade, favorecendo as atividades acadêmicas e administrativas, com o funcionamento, por exemplo, de bibliotecas e secretarias de cursos de graduação e pós-graduação na integralidade dos três turnos”.
Chamado à defesa da democratização da gestão universitária e da escolha dos gestores e representantes da comunidade
O diretor do ANDES-Ufrgs também lançou um chamado a que as entidades representativas – ANDES, Assufrgs, APG, DCE – reúnam-se para discutir o processo eleitoral que se aproxima na Universidade e se empenhem na criação de um Comitê pela Democracia na UFRGS, para defender maior transparência na administração da Universidade e um processo democrático, que contemple a paridade entre docentes, técnicos e estudantes na eleição dos gestores e representantes nos Conselhos e Câmaras, superando a fórmula 70/15/15 determinada pela Lei nº 9.192, de 21 de Dezembro de 1995.
A posição da Diretoria da Seção Sindical do ANDES-SN na Ufrgs é coerente com as posições construídas nos Congressos do Andes-SN e com a avaliação de que inclusive os docentes estão sub-representados nos órgãos superiores, uma vez que muitas decisões são tomadas mediante acordos entre a Reitoria e direções de unidades, sem qualquer debate e sem prestação de contas à comunidade. Para o ANDES-UFRGS, a comunidade precisa ter mais voz e para tanto é preciso uma efetiva democratização dos processos eleitorais e das decisões da Universidade.
3- Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 02/2016
No roteiro:
– Entrevista com Giovanni Frizzo, primeiro vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do Andes-SN, sobre o 35º Congresso do Andes-SN, que ocorrerá no final de janeiro em Curitiba.
O professor Giovanni destaca, entre as pautas do Congresso, a definição sobre a centralidade das lutas e a pauta de lutas para o ano de 2016.
– Seção Sindical da UFRGS realiza reunião para debater a pauta e as teses que serão discutidas no 35º Congresso Nacional do ANDES-SN
– Notícias Expressas:
1-Dilma sanciona lei que aprofunda privatização de ciência e tecnologia
2- Universidades Públicas iniciam 2016 com dívidas
3- MEC altera regras do Enade e Sisu
4- Pressão popular conquista arquivamento do projeto de privatização do Sanep em Pelotas
5-Porto Alegre recebe o Fórum Social Temático de 19 a 23 de janeiro
– Conde Pié apresenta suas previsões para 2016, com base nas previsões de Nosteenganamus, o irmão de Nostradamus
…………………….
Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!