• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 121/2015, 23/12/2015.

PAUTA:

1-Diretoria da Seção Sindical reuniu com a Reitoria: (1) pauta e cortes de verbas pelo governo.

2-ANDES-SN protocolou carta de resposta ao ofício em que o governo desconversou: Sindicato Nacional insiste em negociação.

3-Projeto que privatiza produção científica e tecnológica é aprovado no Senado: o PLC 77/2015 foi votado na íntegra e, como não sofreu alterações, segue para sanção da Presidência.

1-Diretoria da Seção Sindical reuniu com a Reitoria: (1) pauta e cortes de verbas pelo governo

No dia 26 de novembro, ocorreu a primeira audiência da nova gestão da Seção Sindical (biênio 2015-2017) com a Reitoria da UFRGS.

Os diretores do ANDES/UFRGS foram recebido pelo Reitor, prof. Carlos Alexandre Netto, pelo Vice-reitor, prof. Rui Vicente Oppermann, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Vladimir Pinheiro do Nascimento, e pelo chefe de Gabinete, prof. João Roberto Braga de Mello.

Estiveram presentes pela Seção Sindical: o presidente, prof. Mathias Luce (IFCH), a primeira vice-presidente, profª Monica Bonatto (Colégio de Aplicação), a segunda vice-presidente, profª Elisabete Búrigo (Instituto de Matemática) e a diretora Mailiz Garibotti Lusa (Instituto de Psicologia).

Pauta da Audiência

Inicialmente, o prof. Mathias Luce apresentou a nova diretoria e sua plataforma de gestão. A seguir, a reunião teve como pauta pedidos de informação à Administração Central da Universidade sobre:

-Cortes de Verbas: o impacto, na UFRGS, dos cortes de verbas na Educação Superior Pública?

-Infraestrutura: a situação das obras de recuperação dos dois prédios interditados e de reforma de conjuntos de salas de aula e, ainda, sobre o andamento da construção do prédio novo da Bioquímica?

-Segurança: esforços envidados para contratação de servidores próprios da UFRGS encarregados da segurança nos diversos campi?

Cortes de Verbas

Sobre as consequências, na UFRGS, dos cortes de verbas do governo federal, o Reitor informou que um item afetado foram os serviços prestados por pessoal terceirizado, havendo redução de cerca de 10% do pessoal terceirizado, o que afeta serviços como limpeza.

Os demais assuntos tratados serão divulgados nos próximos boletins.

O encontro durou uma hora e meia, em tom cordial, e também, quando necessário, de cobrança por parte do sindicato.

2-ANDES-SN protocolou carta de resposta ao ofício em que o governo desconversou: Sindicato Nacional insiste em negociação

No dia 17 de dezembro, o ANDES-SN protocolou, no Ministério do Planejamento (MPOG), uma carta na qual responde ao Ofício em que o governo desconversa sobre as contrapropostas apresentadas pelo Sindicato Nacional. E mesmo diante das evasivas do governo federal, o ANDES-SN segue demonstrando disposição para negociar.

Em sua carta, o Sindicato Nacional:

-assinala que o governo não se posiciona sobre os itens da contraproposta dos docentes federais que não dizem respeito ao reajuste salarial;

-chama a atenção para o fato que o governo desconsidera as propostas feitas pelo ANDES-SN que não apresentam impacto orçamentário imediato;

-ressalta sua proposta de criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre carreira para o ano de 2016, com aplicação em 2017.

Confira aqui a carta enviada pelo ANDES-SN ao MPOG.

Leia a matéria na íntegra: ANDES-SN insiste em negociação para impedir desestruturação da carreira

3-Projeto que privatiza produção científica e tecnológica é aprovado no Senado: o PLC 77/2015 foi votado na íntegra e, como não sofreu alterações, segue para sanção da Presidência

No dia 9 de dezembro, o Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 77/2015, que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi encaminhado à Presidência da República, para sanção.

O PLC 77 legaliza as parcerias público-privadas na pesquisa científica brasileira

Para o prof. Epitácio Macário, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia do ANDES-SN, o PLC 77 representa uma regressão no sistema público de ciência e tecnologia. Segundo ele, trata-se de mais um passo na abertura das veias do fundo público para a apropriação privada.

Pois, esse projeto abre a possibilidade de que as empresas privadas direcionem as pesquisas no país, faculta o compartilhamento de infraestrutura física e recursos humanos das universidades e institutos de pesquisa públicos com empresas privadas.

O patrimônio humano e material de Ciência e Tecnologia públicos passarão a ser compartilhados, de acordo com a nova lei, com organizações sociais e empresas privadas da área científica.

Contratação via OSs: fim do concurso público!

O PLC 77 ainda representa uma grande ameaça à contratação, via concursos públicos, de professores e pesquisadores e compromete o regime de Dedicação Exclusiva, já que fica mais facilitada a contratação via Organizações Sociais (OSs), que passarão a fazer contratos de prestação de serviço ou pela CLT. Anuncia-se o fim da carreira docente como a conhecemos!

Leia a matéria na íntegra: aqui.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. InformANDES na UFRGS, nº 122/2015, 28/12/2015. | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. InformANDES na UFRGS, nº 123/2015, 29/12/2015. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: