• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • novembro 2015
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 104/2015, 17/11/2015.

PAUTA:

1-Hoje, dia 17, é dia de enviar “chuva” de e-mails à bancada federal/RS.

2-Pesquisador da UFPR: Assédio não pode ser reduzido a uma questão interpessoal, é um problema de institucionalização da violência nas instituições.

3-Áudio da entrevista, pelo Voz Docente, do prof. Roberto Heloani (Unicamp), sobre Assédio, está disponível no site da Seção.

1-Hoje, dia 17, é dia de enviar “chuva” de e-mails à bancada federal/RS

Hoje, terça-feira, dia 17, é Dia Nacional de Luta em defesa do caráter público da universidade. É dia de intensificar a pressão sobre os deputados federais, nos estados e no Congresso Nacional, para que votem pela rejeição da PEC 395/2014.

Entre as atividades propostas, está a realização de uma “chuva” de e-mails sobre os parlamentares gaúchos para votarem contra a PEC 395.

Seguem, abaixo:

Proposta de texto de mensagem a postar à bancada/RS

“Senhor Deputado da bancada federal do Rio Grande do Sul:

Na qualidade de docente e pesquisador da UFRGS bem como de morador e eleitor do estado do Rio Grande do Sul, venho, pela presente mensagem, solicitar de Vossa Senhoria que vote pela rejeição da PEC 395/2014 que autoriza as universidades federais a cobrar taxas e mensalidades dos alunos dos cursos de extensão, pós-graduação latu sensu e mestrados profissionais, pois tal medida prejudicará os alunos dos referidos cursos e põe fim ao PR­INCÍPIOconstitucional da gratuidade da educação nas instituições públicas.

Atenciosas saudações,

Nome”

Lista dos e-mails dos deputados federais representando o RS

dep.afonsohamm@camara.leg.br ; dep.afonsomotta@camara.leg.br ; dep.alceumoreira@camara.leg.br ;dep.bohngass@camara.leg.br ; dep.carlosgomes@camara.leg.br ; dep.covattifilho@camara.leg.br ;dep.danrleidedeushinterholz@camara.leg.br ; dep.darcisioperondi@camara.leg.br ;dep.fernandomarroni@camara.leg.br ; dep.giovanicherini@camara.leg.br ;dep.heitorschuch@camara.leg.br ; dep.henriquefontana@camara.leg.br ; dep.jeronimogoergen@camara.leg.br ; dep.joaoderly@camara.leg.br ; dep.joseotaviogermano@camara.leg.br ;dep.josestedile@camara.leg.br ; dep.luiscarlosheinze@camara.leg.br ; dep.luizcarlosbusato@camara.leg.br ; dep.marcomaia@camara.leg.br ; dep.marcon@camara.leg.br ; dep.mariadorosario@camara.leg.br; dep.mauropereira@camara.leg.br ; dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br ;dep.onyxlorenzoni@camara.leg.br ; dep.osmarterra@camara.leg.br ; dep.paulopimenta@camara.leg.br ;dep.pompeodemattos@camara.leg.br ; dep.renatomolling@camara.leg.br ;dep.ronaldonogueira@camara.leg.br ; dep.sergiomoraes@camara.leg.br ;

Por que focar na rejeição da PEC 395?

A PEC 395 foi aprovada, em 1º turno, em outubro, por uma margem estreita de dez votos. O Sindicato Nacional e demais entidades comprometidas com a defesa do Ensino Público Gratuito entendem que é possível reverter esse cenário no segundo turno da votação.

Entrega de Carta ao Reitor: contra a PEC 395!

Na última reunião do Conselho Universitário (CONSUN), foi entregue e lida carta ao prof. Carlos Alexandre Netto, Reitor e presidente do CONSUN, apontando os riscos e males decorrentes da PEC 395 e de dois outros projetos legislativos que atacam a Universidade Pública e a independência da pesquisa em Ciência & Tecnologia (C&T).

Leia AQUI a Carta ao Reitor.

Leia mais sobre a PEC 395: aqui

Leia mais: Campanha Nacional contra a PEC 395 muda voto de deputados do Mato Grosso

Leia mais: Câmara aprova PEC que acaba com gratuidade em cursos de especialização, extensão

QUER SABER MAIS SOBRE OS TRÊS PROJETOS QUE ATACAM o caráter público da universidade e da C&T? Leia oInformANDES Especial sobre “Educação Pública em risco”, AQUI

2-Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo: 13 homicídios por dia

Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, num total de 4.762 homicídios. O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países.

É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), divulgado no último dia 09.

Nesta edição, segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.

De 1980 a 2013, foram vítimas de assassinato 106.093 mulheres. Entre 2003 e 2013, o número de homicídios de pessoas do sexo feminino passou de 3.937 anuais para 4.762, incremento de 21,0% na década.

Os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013.

O Mapa da Violência é um trabalho desenvolvido pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz que, desde 1998, já divulgou 27 estudos.

O estudo completo sobre homicídio de mulheres no Brasil está disponível no site do Mapa da Violência.

Leia a matéria na íntegra: Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo; 13 …

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: