• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2015
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 89/2015, 19/10/2015.

PAUTA:

1-Assembleia Geral empossou diretoria e membros do Conselho de Representantes para o biênio 2015-2017.

2-Reitoria iniciou ações visando implementação do controle eletrônico de horários dos servidores técnico-administrativos (TAEs); Assufrgs protesta: TAEs vão fazer paralisação no dia 22.

2º Encontro Nacional de Educação será realizado em 2016, antecedido de encontros preparatórios nos estados.

1-Assembleia Geral empossou diretoria e membros do Conselho de Representantes para o biênio 2015-2017

Na última sexta-feira, 16/10, ocorreu a Assembleia Geral (AG) Ordinária da Seção Sindical. A reunião apreciou a prestação de contas e o relatório da diretoria/2013-2015 e empossou a diretoria e os membros do Conselho de Representantes para o próximo biênio, 2015-2017.

Compareceram para saudações e parabéns as seguintes entidades : APG/UFRGS, Assufrgs, DCE/UFRGS, CSP-Conlutas/RS e Regional/RS do ANDES-SN.

O encontro foi presidido pelo prof. Robert Ponge e a profª Sueli Goulart, e secretariado pela profª Bete Búrigo.

Prestação de contas e relatório da diretoria/2013-2015 foram submetidos à apreciação da AG

O presidente da diretoria, prof. Carlos Alberto Gonçalves, apresentou doze slides relativos à prestação de contas e ao relatório administrativo, organizativo e político da mesma. O relatório constitui um registro e fornece uma memória das principais atividades, intervenções e realizações definidas e implementadas pela gestão ao longo dos 24 meses de seu mandato, desde 17/10/2013.

Finda a apresentação da prestação e do relatório, foi aberto espaço para falas do plenário. Houve perguntas e comentários. A profª Laura Fonseca propôs a inserção de três precisões.

O documento de prestação e relatório foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

foto chapa

Posse da diretoria e membros do Conselho

A direção dos trabalhos chamou à mesa o presidente da Junta Eleitoral e de Apuração, prof. Joacir “Joqa” Medeiros. Este procedeu à leitura da Ata de Apuração da Eleição, proclamando eleita a chapa única, “Sindicato Democrático e de Luta”.

Também, deu posse aos representantes eleitos para o Conselho da entidade. Como existem ainda departamentos em condição de eleger conselheiros, foi anunciado que a diretoria deverá abrir um período complementar de eleição naqueles departamentos.

Após intervenções de parabéns e agradecimentos, a Assembleia foi encerrada, sendo seguida por uma singela confraternização.

A nominata da diretoria/2015-2017 e a dos Representantes eleitos pode ser acessada aqui ou aqui:Assumem diretoria e conselheiros para o biênio 2015-2017.

2-Reitoria iniciou ações visando implementação do controle eletrônico de horários dos servidores técnico-administrativos (TAEs); Assufrgs protesta: TAEs vão fazer paralisação no dia 22

Através do Ofício-Circular nº 33/2015-PROGESP, de 13/10, a Administração Central da Universidade está dando início à implementação de uma série de novas “ações relativas ao registro de assiduidade e pontualidade dos servidores [técnico-administrativos]”, inicialmente através do preenchimento de um formulário e, a partir de 01/12/2015, pela utilização de controle eletrônico.

A Assufrgs reagiu imediatamente, divulgando nota em que protesta contra a unilateralidade da medida, “desconsiderando o diálogo histórico que se mantém entre o Sindicato e a Universidade ao longo dos anos”, e o fato desta ser comunicada aos servidores na última hora, na véspera de sua implementação em alguns setores! Leia a nota da Assufrgs: Não ao retrocesso: 30 horas já!

Com o lema “Todos pelas 30 horas já!”, a Assufrgs convoca os servidores técnico-administrativos para Paralisação e Assembleia Geral no dia 22, quinta-feira, às 10 horas, na Reitoria da UFRGS. Leia convocatória da Assufrgs: 22 DE OUTUBRO: PARALISAÇÃO E ASSEMBLEIA GERAL

Diante da reação da Assufrgs, a Reitoria chamou uma reunião: leia Reitor da UFRGS convida Assufrgs e Comissão para reunião sobre 30 horas

Nota da Diretoria da Seção sobre o assunto

A diretoria da Seção Sindical divulgou nota em que expressa a sua “contrariedade” relativamente à ação “unilateral”, “intempestiva e autoritária” da Reitoria no assunto; manifesta sua solidariedade à ASSUFRGS “em sua mobilização para enfrentar tais ataques” e lembra aos colegas docentes que “os mesmos argumentos da Administração Central estão sendo usados pelo governo federal para constranger e restringir as atuações dos docentes dos Institutos Federais”.

A nota da Seção ANDES/UFRGS também convida as direções de unidades e chefias de departamentos a não serem “coniventes com medidas desrespeitosas como as que estamos assistindo” por parte da Progesp, e, pelo contrário, demandarem “construção coletiva e prazos adequados para operar eventuais alterações”.

Ainda, chama a Administração Central a demonstrar “presteza em ações pertinentes  à transparência das contas da Universidade”, por exemplo, esclarecendo por escrito como os cortes orçamentários estão sendo operados, ao invés de de “priorizar intervenções restritivas”, e solicita da Reitoria que “suspenda a implantação de tais medidas em prol do diálogo e de alternativas negociadas”.

A integra da nota da Diretoria pode ser lida aqui.

2º Encontro Nacional de Educação será realizado em 2016, antecedido de encontros preparatórios nos estados

O Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já! divulgou, no início deste mês de outubro, a arte do 2º Encontro Nacional de Educação (ENE), que será realizado em 2016.

Espaço de debate e articulação das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, o II ENE será realizado em meio a um cenário do aprofundamento da precarização das condições de trabalho e infraestrutura e também do avanço da privatização, desde as escolas da rede básica até as instituições de ensino da educação superior.

O ENE é antecedido por encontros regionais ou estaduais preparatórios, que servirão para discutir e construir propostas a partir das bases, através da participação de diversos setores pelos estados, e fortalecer a unidade em torno de um projeto comum em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

A Regional/RS do ANDES-SN está organizando um reunião de construção do encontro preparatório, do Rio Grande do Sul, ao II ENE. A reunião será realizada na sexta-feira, 23 de outubro, às 14h, na sede da própria Regional/RS.

Leia mais aqui.

unnamed

Blog do ENE: https://ene2014.wordpress.com/

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: